CORETO: DO PASSADO AO PRESENTE
A Fundação de Cultura e Artes de Muriaé - Fundarte, através da Coordenadoria de Patrimônio e Turismo, informou esta semana que o projeto do Coreto da Praça João Pinheiro terá prosseguimento. O projeto foi também apreciado pelo Ministério Público que pediu que fosse feito algo que realmente resgatasse a história, e que o projeto aproximasse ao máximo do antigo Coreto de 1910 (fotos 1 e 2). A arquiteta Márcia Canêdo Bizzo informou que a base do coreto não será mexida (foto4) apenas a cúpula será menor, como a do antigo coreto. “Nada será demolido. Iremos usar um material translúcido na cúpula o que realmente fará com que este coreto fique visivelmente parecido com o antigo. A superintendente da Fundarte, Gilca Napier disse que o projeto deve ficar em torno de R$ 200 mil e que os recursos ainda serão captados via impostos, permitidos pela Lei Estadual de Incentivo a Cultura. A previsão é que a obra fique pronta ainda este ano. Na foto 3, o coreto da década de 80.
Comentários
A praca ja teve dois coretos, este novo sera o terceiro, e ate quando vai ficar desmanchando e refazendo coretos ao longo da historia da praca joao pinheiros.So muriaé as obra nao duram para sempre, tem cidade que obras historica sao levada a serio, espero que o coreto do buraco dure para sempre sem intervencao de outros prefeitos futuros.
Silvan ate quando eles vao contruir coretos e desmanchar coretos ao longo da historia da praca joao pinheiros?, este novo coreto sera o terceiro da praca, sera que este sera permanente?
Silvan,
Interessante essa terceira foto, nos traz de volta o passado.
Perto do relógio o ônibus do rodoviário Lider, na época concessionário. Só existiam 2 onibus, um indo e o outro voltando, na única linha existente, a Praça/Posto N.S. das Graças, pois a Chevrolet ainda não existia ali, era debaixo do hotel Regina.
Abraços.
Carlos Peres
Silvan,
voltou o problema de visualização do seu blog.
no post do buraco do demsur, só aparece o titulo, não aparece a mensagem, nem as mensagens anteriores.
Vale dizer que o problema só aparece no Internet Explorer.
No Firefox e no Chrome funciona normalmente.
Espero que esta obra continue, pesquisando nas cidades brasileiras, 99,99% tem praças coreto,etc… enfim é um resgate da cultura de nossa cidade.
E nossas árvores continua sendo cortadas, agora é na Br116 próximo a antiga Carropel, é um absurdo ninguém tomar providência será que ninguém vai fazer nada, Silvan de uma olha por lá e poste umas fotos, tem é que cuidar e não destruir, será que nosso prefeito é tão mal intruido assim que não tem consciência nenhuma do grande mal esta que vem causando com isto? Na JK a desculpa foi que as árvores estavam pondo em risco os pedestres e agora qual será a desculpa???Fica aqui o meu protesto de cidadão Muriaeense que quer ver uma Muriaé mais verde e não desmatada e mais quente a cada dia que passa.
Silvan estou fazendo um album de fotos antigas de muriaé esta do coreto não tinha em breve vou procurá-lo pra vc me passar as fotos que vc tiver, e sobre o coreto , não tenho nada a dizer , só que Muriaé está precisando urgente de investimento nos jovens e adolentes ,…….Abraços
Carlos peres,
Só lembrando que os ônibus urbanos de muriaé continuam sendo do rod. lider até hoje….
abraço
Jà viram a árvore centenária ao lado do coreto do buraco morta ??? Parece que foi envenenada. Dizem os entendidos !!!
Dizem que vão reformar a praça São Paulo. Todos nos sabemos o que vai ocorrer com aquelas árvores, não é ?! Abre o olho Muriaé !!!
Benedito: a arvore foi envenenada sim! Estavam lá os vestígios de furos feitos com furadeira, por onde injetaram o veneno.
Moacyr: o homi adora refazer obras feitas pelo paulo carvalho e odilon. Quer apagar o passado do pmdb na cidade, pelo visto! Por isso vai mexer na praça!
MEMORIAL DESCRITIVO DO CORETO DA PRAÇA JOÃO PINHEIRO
PARECER E DIRETRIZES DA COORDENADORIA DE PATRIMÔNIO CULTURAL
PROJETO APROVADO PELA LEI DE INCENTIVO ESTADUAL
- Dentro das dimensões da laje projetada, o “terreno” para o projeto, que já está estruturada e mantendo os pilares, procurei resgatar a escala da cúpula do coreto de 1910 e minimizar as dimensões visualmente.
- Atendendo ao programa solicitado no sentido de não diminuir o espaço necessário e já executado, de acordo com os novos usos e costumes.
- Com o objetivo de diminuir as dimensões, foram usados materiais translúcidos como o vidro laminado no guarda corpo e na cobertura intermediária, com pequena inclinação, como um “chapéu”, que vence o vão entre os pilares e a cúpula, em cobertura metálica. Resgatando assim a escala do coreto original sem reproduzi-lo, o que nos levaria a um falso histórico.
- Os ornatos do guarda corpo, originalmente elementos vazados em alvenaria, não foram resgatados devido ao aumento do diâmetro da base do coreto. Ficaria um elemento muito numeroso. A solução foi usar detalhes em vidro fosco no vidro laminado similares aos originais.
- Foi feita uma releitura do original, sem demolir ou remanejar os pilares com a preocupação de manter a escala da cúpula, suas dimensões e altura. A laje está aproximadamente na altura do piso do coreto original, com relação ao piso da praça, antes em alvenaria, agora um vão que ventilará o espaço abaixo, do Clube da Maior Idade através de básculas verticais.
Desta forma, com os elementos translúcidos e o partido mais suave, acredito que o impacto visual com o Conjunto Arquitetônico restaurado será minimizado.
Com a aprovação pela Lei de Incentivo Estadual no início deste ano, atendemos à Promotoria e aguardamos os parceiros para a conclusão do Projeto.
Marcia Canedo Bizzo
Arquiteta Urbanista Restauradora
Coordenadora de Patrimônio Cultural e Turismo
FUNDARTE - Fundação de Cultura e Artes de Muriaé - MG
Vice Presidente do Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico
Fotos:
Acervo do Memorial da Cidade - João carlos Vargas.
Segundo andar do Centro Cultural “Grande Hotel Muriahe”.
Prezados,
Sou colecionador de carros antigos e acredito que sou o atual proprietário do fusca que aparece na foto antiga. Ele é um fusca 1963, que pertenceu a Frederico Navarro Gutierrez, que foi proprietário da Casa Texas, Bar Centenário e acredito um posto de gasolina na Praça João Pinheiro.
Agradeço muito se vocês puderem me passar informações ou fotos relacionadas ao veículo em questão e seu antigo proprietário.
Atenciosamente,
Ricardo Lagreca
amei ver fotos que me trouxeram tantas recordaçes
gostaria de ver tambem FOTOS do meu querido colegio santa marcelina , da escolinha da D Julieta , do turco sr.Natal,fotos da familia do sr severino que era o maestro da banda que tocava no coreto,fotos do sr Helio ARAUJO que foi prefeito (se possivel fotos da campanha) da loja do sr Guarino que ficava na praça, da antiga rodoviaria ,enfim tudo tudo que me lembre os anos de 1954 a 1964
















200.000,00 por uma obra pequena e simples?????????????
Que farra com o nosso dinheiro, hein!