Visitamos São Francisco das Chagas, o popular “Careço” fundado pelo português Sr. Moita “Pai dos carecidos”








“FALTAVA TUDO“. Nossa reportagem visitou neste final de semana o povoado de São Francisco da Chagas, mais conhecido como “Careço” localizado no município de ERVÁLIA, atrás da Serra do Pai Inácio, que faz parte do Parque Estadual da Serra Brigadeiro, a 18 Km da cidade. A origem do nome é um tanto curiosa “Careço” vem mesmo de carência, pois faltava tudo por lá, mas agora é um novo lugar, com comércio ativo e quando se fala em desenvolvimento, a comunidade é destaque no município. O fundador do povoado foi o Sr. Moita “O pai dos carecidos”, que veio de Portugal para trabalhar na ferrovia de São Geraldo, ali por perto, e mais tarde foi forçado a procurar outra atividade, e soube das terras do “Careço” quando se interessou por elas, implantando lá primeiro comércio de secos e molhados. Nos acompanhou na visita, um filho da terra, o médico Dr. Marcos Camilo, que trabalha em Muriaé. VEJA A HISTÓRIA COMPLETA E GALERIA DE FOTOS DO POVOADO CLICANDO LOGO ABAIXO EM “LEIA MAIS“.
A principal escola é a Dom Francisco das Chagas que funciona do 1º ao 9º ano com mais de 200 alunos e a diretora é Silvete Ferreira que nos presenteou com o livro “Do lado de Cá da Serra” que surgiu com a Feira Cultural da escola em 2012, com adesão da Secretaria de Estado Educação de Minas Gerais. O povoado conta também com a creche municipal, telefonia ainda de orelhão e alguns telefones em casa.
Quanto a Culinária… não pode faltar angú, e nós provamos, fomos convidados do médico Marcos Camilo que nos levou a casa do Sr. João Martins (avô), onde mora o casal Nico e Terezinha, onde provamos as delícias e os doces.
Vereadores que representaram o povoado: Sebastião Canuto de Paiva. Gabriel Alves, Lizandro Soares e Sr. João Roberto com seis mandados, encerrando o ciclo de vereadores não remunerados. Depois veio José Lindolfo.
Das estradas rurais do Careço é possível chegar à região do entorno da Serra do Brigadeiro, e se for aventureiro atravessa a mata para se chegar a Serrania (Miradouro) e Belisário (Muriaé) em poucos quilômetros, mas é mata fechada.
Outro assunto que não sai da cabeça dos moradores, foi o avião que caiu no alto da serra no final da década de 70, já na divisa com Miradouro e matou todos os ocupantes. No local há um marco e o fato marcou também a vida do Carecenses.
Visitamos o povoado de Careço na véspera do dia de seu Padroeiro, o São Francisco das Chagas, nome também da comunidade. Na ocasião religiosos do distrito de Serrania (Miradouro) que vieram em três ônibus estiveram presentes na procissão, missa e o grande almoço de confraternização conforme mostram as fotos.
Parabéns Silvan.. Conheci essa comunidade avistando do alto do Itajurú .
Muito boa reportagem.
Bela reportagem!
Belissima reportagem, parabéns a todos. Sou Mineiro, nascido ai no Careco. Moro em Campinas há 39 anos. Sinto muita saudade desse lugar, dos familiares, das pessoas, amigos, do clima. Quem tiver a oportunidade, vá e conheça.
Linda reportagem Silvan 🙂
NÃO CONHECIA AINDA O “CAREÇO” – O NOSSO SAUDOSO FARMACÊUTICO “MIGUEL MOTA” RESIDIU AÍ NESSE POVOADO QUANDO ERA BEM JOVEM.
VEIO P/PIRAPANEMA, DEPOIS PARA BELISÁRIO, ONDE FOI ELEITO VÁRIAS VÊZES VEREADOR, FAMILIA TRADICIONAL EM TODOS LUGARES QUE PASSOU.
Parabéns, Silvan, bela reportagem.
Parabéns pela reportagem Silvan. Lindas fotos, o lugar é lindo.
parabéns silvam nosso país é lindo pena k tem muitos k so suja nosso maravilhoso
parabéns silvam nosso país é lindo pena k tem muitos k so suja nosso maravilhoso
Gostei Silvan. A reportagem se centra em região pouco divulgada. Muita gente, inclusive eu, nascida e criada na região não sabia da existência de Careço. Gosto de estudar e pesquisar sobre a Zona da Mata, mas, geralmente, focamos as cidades maiores e nos esquecemos desses recantos que tão bem representam o espírito da Mata mineira.
Obrigado Heloisa e demais internautas pelos elogios e fico feliz em saber que gostaram.
Bela reportagem, lindo lugar, morar em um lugar desse não tem preço, a qualidade de vida deve ser bem melhor, sonho em morar num lugar onde a tranquilidade reina soberana.
parabens pela reportagem silvan temos muitos distritos e comunidades em nossa regiao que as pessoas ainda nao conhece.vi uma foto de ventania ai faz uma reportagem la tambem.
Pode deixar Valmir vou fazer sim
Silvan,
é uma comunidade muito boa.
Visitei várias vezes para jogar futebol com o time da comunidade, tinha alguns dos melhores jogadores do município de Ervália.
lugar de gente boa e hospitaleira
abraço
Estive aí no careço nesse dia nem apareci nas fotos, mas ficou muito boas!
Me viu lá? poderia ter falado, seria um prazer registrar também os visitantes desta localidade. Obrigado
Parabéns Silvan pela reportagem. Conheço muito bem essa localidade, já passei várias vezes no local a trabalho.
Silvan, tudo bém? olha que delicia de reportagem e na proxima me avisa que tenho umas Histórias boas e pesadas pra lhe contar(como na época que minha casa pego fogo com a minha família inteira dentro na região do careço mesmo…..grande abraço e será um prazer bater um papo com vc….sou nascido nesse lugar com muito orgulho e meu nome artistico é FERNANDO MINAS em homenagem a minha região….abraços
Muito obrigado Fernando Minas, não vai faltar oportunidade
Ficou muito bacana a reportagem, Silvan!
Estamos no aguardo de uma nova visita.
Silvan: Boa Noite! Vc é jornalista? Se for Parabéns. Se não for, parabéns mais ainda, pelas reportagens. Belas e ótimas fotos. Nasci e me criei em Ervália. Vim com toda a família para Barra Mansa aos meus 18 anos. Não conhecia Careço, apesar de ter ouvido falar. Fiquei admirado com a beleza do lugar. Mais uma vez, meus parabéns. Sou Jornalista e aprecio muito, trabalhos como este.
Sou sim Rodolfo, obrigado pelo contato