Conhecendo Manaus, chamada de “Coração da Amazônia” e “Cidade da Floresta”. No passado foi a “Paris dos Trópicos”

Encontro das Águas: Rio Negro e Rio Solimões
Pato no Tucupi
É VERÃO EM MANAUS, TEMPERATURA SEMPRE ALTA (CLIMA EQUATORIAL QUENTE E ÚMIDO). SÓ HÁ DUAS ESTAÇÕES, A VERÃO E A CHUVOSA. Manaus é uma cidade histórica e portuária localizada no centro da maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica e no encontro dos rios Negro e Solimões, que ainda dentro da capital formam o Rio Amazonas. Com 2,1 milhões de habitantes é o 10º maior destino turístico do país.
Fundada em 1669 pelos portugueses, ficou conhecida no começo do século XX como a “Paris dos Trópicos”, devido a sua intensa modernização durante a época áurea da borracha, atraindo investimentos estrangeiros e imigrantes de partes do mundo, inclusive franceses. Nessa época foi batizada como “Coração da Amazônia” e “Cidade da Floresta”.
Foi uma das doze cidades-sede brasileiras da Copa do Mundo de 2014, e uma das cinco subsedes das Olimpíadas Rio 2016. Manaus está 4.216 Km de Muriaé, de avião são 4h de voo, partindo do Rio de Janeiro.
Na cidade passeios inesquecíveis, como o do Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões; Visita aos índios da Aldeia Tuyuka, no alto Rio Negro (pode-se degustar uma boa panelada de formiga torrada e comprar artesanatos); Nado com o Boto do Rio Negro; Almoçar no restaurante flutuante; Ver a famosa a Vitória Régia, macacos e outros animais. Passeio bom também é no Zoológico do CIGS – Centro de Instrução de Guerra na Selva; no MUSA – Museu da Amazônia e Jardim Botânico onde está a torre de observação de 42 m de altura com belo visual da Floresta Amazônica. Também na cidade a Praia Ponta Negra, com as águas cor de coca cola do Rio Negro.
Um dos tradicionais hotéis é o Tropical, da década de 70 construído em um momento importante da capital. Ele tem 600 quartos e possui um mini zoológico em sua área. Nele apresentações do Folclore de Parintins. O Shopping Manauara é um espaço incrível, moderno e ainda o Teatro Amazona, o Mercado de Manaus e o Palácio Rio Negro. Outro passeio imperdível fica a 125 da capital, no município de Presidente Figueiredo, lá estão 70 belas cachoeiras. Visitamos três delas: Iracema, Urubuí e Santuário.
CULINÁRIA: tapioca recheada com tucumã, queijo coalho e banana-pacovã, com banana chips; Pirarucu de casaca; banda de tambaqui; costela de tambaqui, com arroz ao tucupi e farofa de uarini com banana-pacovã; pato no Tucupi. O restaurante “O Lenhador” serve também a carne de jacaré, tartaruga e arraia. VEJA A GALERIA DE FOTOS clicando logo abaixo em “Leia Mais”.
Foto divulgação do Hotel Tropical e Encontro das Águas
O Silvan voou pela Gol assim como eu quando fui a Mato Grosso, belo passeio, vale a pena viajar pelo Brasil belezas naturais sem fim, em cada viágem nos deparamos com o que há de melhor e ficamos estarrecidos tanta beleza.
Bão dimaiz da conta sô! Fizero amizade cum índio, macaco, cobra, maritaca, porco do mato, onça, priguiça e inté cum pexe.
Quero aqui parabenizar ao jornalista Silvan Alves pela bela reportagem que fez em seu site mostrando a beleza da Amazonas, em especial a capital Manaus. Bela matéria, Silvan!. Você está de parabéns!. E que mais matérias sobre as belezas do nosso país sejam mostradas em seu site que está ótimo.
Boa tarde Primeira mente quero dar os parabéns a Silvan Alves pela mais linda reportagem que ja vi até hoje . Muito top.
Passeio lindo, tem muito lugar aqui no Brasil pra gente conhecer, antes de querer viajar pro estrangeiro. Parabens, Silvan. Reportagem de muito bom gosto!
O problema é que muitas vezes uma viagem internacional é mais barata do que uma nacional.
Espetáculo Sivlan, é de admirar as belezas do Brasil. …..
parabéns gostei da reportagem ,
parabens! ja tive a oportunide de conhecer manaus lugar quente sim mais muito bonito só nao gostei do tacaca rs
Parabéns Silvan gosto demais quando vc faz essas matérias,nos mostrando as maravilhas do nosso Brasil,nem sempre conseguimos ver imagens tão lindas assim pela tv.Amei o ver encontro do Rio Negro com Solimões.E quem venham outras reportagens de nosso querido Brasil.
Bela viagem Silvan e parabéns pela iniciativa de compartilhar seu passeio conosco. Agora a pergunta que não quer calar: Gostou de saborear a formiga?
Adnilson Amaral, claro que degustei, tava boa, torradinha e tinha bom gosto
Lindas fotos ,saudades de la morrei muitos anos Manaus com seu peixes ,tucumam, açai, cupuaçu .amei reportagem…
Belissima reportagem, Silvan…Parabens!!…mais do que nunca temos que preservar essa maravilha, que so o Brasil tem e muitas vezes nao da valor…
SHOW,Passeio TOP! obrigado por compartilhar conosco estes momentos e lindas paisagns!!!! valew!!!
Parabéns Silvan
Belas imagens!!!
Você merece!!!
Afinal vamos sair das violências e ter imagens descontraídas
Parabens, bela reportagem, e o nosso Brasil , temos muito para mostrar, o nosso pais e lindo.. gostei da reportagem.
SÓ NAO GOSTEI DESTA BANDEIRA…
Muito bom so assim que fiquei conhecendo Manaus, atraves da sua reportagem. Parabens.