Acadêmicos de Medicina protestam contra reajuste

A cidade de Muriaé teve uma manifestação pacífica bem no comecinho da manhã desta quarta-feira 25), nossa reportagem foi acionada nos últimos dias pelos acadêmicos e também por pais dos alunos de Medicina.

O movimento foi na Portaria principal da Unifaminas e avenida principal daquela região, que foram fechadas pelos manifestantes, mas nada que prejudicasse a chegada ao Hospital do Câncer.

Por alguns minutos, usando cartazes, faixas, palavras de ordem e até uma bateria de escola de samba, os acadêmicos do curso de Medicina se mostravam insatisfeitos com o reajuste da mensalidade para 2018, o que para eles seria abusivo.

“A principal insatisfação nossa é com o reajuste abusivo da mensalidade. A média de aumento do ano passado foi de 14% e este ano aumentaram 10%; com isso, estão aumentando entre 10% e 14% ao ano para todos os alunos. O valor a partir do ano que vem vai para R$ 8 mil, e podemos terminar a faculdade pagando R$ 13 mil. 

Em algumas faculdades o reajuste chega a ser bem menor, média de 5%. Já sentamos, conversamos para ver outras formas de financiamento, outras maneiras para que o aluno possa continuar estudando, infelizmente não fomos ouvidos ainda. É um movimento pacífico, de conversa” diz Emerson, acadêmico do 2º Período A da Unifaminas.

Nota de Esclarecimento do Unifaminas

"O UNIFAMINAS informa que o reajuste do valor da mensalidade do curso de medicina está de acordo com o estabelecido no contrato firmado entre a instituição e os alunos. A diretoria permanece à disposição para conversar com os estudantes e esclarecer quaisquer questionamentos".

Ver Mais Notícias


63 Comments

  1. Tudo isto é um grande absurdo, como está escrito em vários cartazes " EDUCAÇÃO NÃO É COMERCIO " e realmente já passou da hora da Faminas modificar o seu pensamento em relação ao aluno.Mas agora só me tire uma dúvida Silvan, por que vcs fizeram a cobertura do protesto de medicina e quando teve protesto dos alunos do curso da noite vcs nem se quer responderam ao pedido de entrevista, tem algo muito errado ai em minha opnião.

    1. Simples, o SIlvan sobrevive da venda de reportagens, assim como qualquer outro canal de comunicação ! Se pagar , aparece, senão, vai depender da avaliação dele quanto à publicidade da matéria.

      Outra coisa, se está achando caro, vai para UNIG ou outra qualquer e abre vaga para quem quer estudar  aí !

    1. Meu amigo, isso não sustifica os altos valores cobrados em uma consulta. As mesalidades da intituição realmente são altas, e eles estão lá e pagam porque querem e tem condições. Como nós pagamos consultas altas porque também queremos e aceitamos esse fato. Agora não podemos sustificar um erro com outro erro.

      1. Caro coleguinha "Estudante", todos os cursos tem aumentos abusivos! Não é que pagamos porque queremos, no mínimo estudante vc não é pra ter esse tipo de pensamento, pois pelos seus comentários é um filinho de papai…! A mioria dos alunos alí tem FIES, PROUNI ou dão todo seu salário para instituição e passam um perrengue pra estudar, tendo a esperança de um futuro melhor! Buscamos por isso, não pagamos mensalidade porque queremos enriquecer a instituição, porque simplismente queremos dar nosso dinheiro suado pra eles! Vai estudar lá pra vc entender! 

  2. É mais uma extorssão autorizada pelo MEC.

    Não deveria de forma alguma existir almento de mensalidades acima dos indices como FGV ou outro indice nacional.

    Ano passado aumentaram 14 % o MEC autorizou 18% se não me engano.

    Agora, com a inflação em 3% vão elevar os preços em 10%.

    Esse povo que esta no poder não o merece!!!

     

    1. Energia elétrica (principal item de consumo, subiu 36% este ano) , combustível, insumos, internet, salários… a variação de todos os custos são utilizados para criar o indice de reajuste anual. É isso que viabiliza a manutenção da instituição e o lucro previsto dos acionistas (lucro esperado de 30% ao ano). Até banco ganha mais que faculdade no Brasil e ninguem reclama em pagar !!!

        1. Não é assim que fundamenta um argumento. Acha simples mudar de faculdade? É possivel comparar produtos comercializados num banco com os seviços oferecidos por uma faculdade? Isso não é estudante, é fake! Todo reajuste tem que se basear num índice. Não é um somatório de aumentos em serviços. Qual índice a faculdade usa pra fundamentar este aumento que está muito acima da inflação. Aumento abusivo e irresponsável.

    1. A faculdade de medicina particular não é melhor nem pior que as federais, desmerecê-la não convém! Educação não é comércio!! O valor cobrado é um absurdo e além disso, generalizar o atendimento dos médicos é errado, já que isso se refere a índole dos mesmos, estão nada mais nada menos que se comparando a eles mesmos com essas posturas julgadoras. Estamos atrás de uma educação em que consigamos alcançá-las. E uma frase que é bem verdadeira e já deve ser de conhecimento "Quem faz a escola é o aluno"

  3. Tinham que cobrar o dobro. No Brasil cursar medicina é questão de status da classe média. Só metem a mão porque encontram o trouxa que paga. Façam um boicote ao curso e as mensalidades cairão instantaneamente.

      1. também duvido muito que isso aconteça! Por várias vezes falei isso em outro curso da instituição, e ninguém da urma topou! Principalmente quem tem bolsa ou financiamento. Ninguem quer se arriscar. Mas sinceramente acho que essa seria a única solução mesmo, não só por parte do curso de medicina, mas também os demais!   

  4. Realmente é abuso mesmo,  por exemplo , grande parte de alunos , têm pais  produtores de leite, e o que vemos , é o prêço do leite despencar pra mais de 15 anos atrás,  0,90   centavos , o litro, e  justamente por não termos gente  pra proteger  , quem realmente trabalha no país , Vegonhoso!!

  5. A faculdade de medicina particular não é melhor nem pior que as federais, desmerecê-la não convém! Educação não é comércio!! O valor cobrado é um absurdo e além disso, generalizar o atendimento dos médicos é errado, já que isso se refere a índole, estão nada mais nada menos que se comparando a eles mesmos com essas posturas julgadoras. Estamos atrás de uma educação em que consigamos alcançá-las

    1. Os enfermeiros são fundamentais na saúde! Fazer um comentário agressivo desses é de uma ignorância tremenda. E caso voce desconheça, ambos profissionais tem funções muito diferentes. Oque esta falando é a mesma coisa que pedir pra um policial realizar o trabalho de um bombeiro! 

    1. Maldoso é alguém querer algo que não pode ter ! Ou estuda e se dedica para passar em uma federal, ou paga caro pelo diploma ! O contrato das faculdades é bem claro quanto aos valores das mensalidades. Faz Enfermagem que é 1/4 do valor. Vai cuidar e salvar vidas do mesmo jeito (mas não vai ganhar o mesmo salário depois de formado, é óbvio )

      1. Presta atenção nas asneiras que diz cara! NÃO é só medicina que tem esse aumento, são todos os cursos! E só porque a pessoa não passou numa federal tem que ficar sem estudar?! Que pensamento retrógrado não?! Quem estuda numa federal também tem gastos, comida, casa, água, luz, internet e transporte não são de graça não!

         

  6. No início é um preço bom depois vai aumentando o valor de ano a ano e o alunos não vai para antes de terminar,resumo isso não passa de uma pegadinha é igual seguro de carro ,o primeiro a ano é um preço bom no segundo ano já sobem bem .

  7. Sinceramente, o protesto é justo, realmente devemos correr atras do que necessitamos e tal. Porém há algumas quetões que não podemos deixar de ressaltar. A pouco mais de um ano atrás os outros cursos se juntaram e fizeram um "apitasso" por motivo: em calor excessivo a faculdade ter disponibilizado ar condicionado apenas para os alunos de medicina, muitos desses ainda zombaram do protesto dos demais cursos. Houve também um boicote da parte da mídia para o outro protesto. Através dessa noticia só consigo perceber as voltas que o mundo dá… e o poder que o dinheiro / capital tem!

  8. Muitos pais estão fazendo um sacrificio gigantesco para pagar esta ou outra faculdade qualquer!!!

    A questão não é quão cara, pois é muito cara, e isso é um fato. A questão é o indice de reajuste que esta muito acima da inflação ou outro indice de reajuste.

    O salario dos professores aumentaram nesta proporção? Os outros custos cresceram??

    O que entendo é que deveria ser seguido um indice para todos os cursos de terceiro grau, no Brasil inteiro, não só Medicina de Muriaé, que é um dos mais caros do Brasil.

    O que todos querem é um reajuste compativel com a inflação….

     

    1. Apesar de serem fabricados pela mesma montadora, existe uma diferença muito grande entre andar de Gol 1000 e de Jetta. Isso se chama custo/beneficio . Vocês querem os altos salários e o prestígio dos médicos, mas não querem se dedicar para passar em uma federal, nem mesmo pagar os preços cobrados por uma universidade particular ! Voltando à analogia, querem andar de Jetta e pagar por Gol 1000 ????  Quem não pode brincar, não desce para o play.

  9. Quero saber se essa instituição ensina os alunos a ficarem de jaleco na rua? Que vergonha alheia!

    Quero o nome deles, pra evitar ser atendida num futuro!

    "Se a faculdade não abaixar o Enade eu vou zerar" QUE VERGONHAAAAAAAA

  10. Eu acho é pouco , pela onda que eles ficam tirando com a cara de outros estudantes, de outros cursos dentro da faculdade com até grito de guerra dizendo, " eu sou o filho que seus pais queriam ter" ,  por alguns sei que não que lutam pra pagar mais entre esses tem um … e uns que se acham só porque ta fazendo medicina sendo que muitos ta no financiamento do governo (FIES) ,por mim devia ser uns 10000,00 ….. kkkkkkkkkkkkk

    1. Apesar de achar que os aumentos de toda a faculdade são abusivos, nesse ponto de eles se acharem, também acho é pouco! Até porque encheram a boca pra falar no ano passado também, que 1 plantão deles paga 1 mês de salário das pessoas que fazem os demais cursos. já que é assim, então que paguem neh?! 

    2. Não generalizem!! O ocorrido com os jogos que teve na faculdade não foi aplaudido por todos da medicina!! Foi um absurdo mesmo, desumano, babaquice, tolice e uma vergonha!! Há muitos acadêmicos de medicina que são enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos entre outros que tbm se sentiram humilhados nesses jogos!! Existem muitas pessoas que tem um sonho pela medicina que infelizmente ta sendo realizado com esse abuso de mensalidade, estamos lutando pra poder continuarmos com esse sonho.. Feliz por uns comentários, triste por outros!! Com crtz tem muitos que nem ligam pelo aumento, mas existem muitos que querem terminar a graduação para exercer a Medicina que é pouco existente, aquela medicina HUMANIZADA!!

      1. então a sugestão é que começem a humanização dentro do próprio curso, que os poucos que não aplaudiram esse movimento se integrem aos outros cursos porque o que vemos é uma segregação extremamente notável. 

  11. Saúde também não é comércio, mas os médicos não pensam assim.A maioria faz o curso de medicina com o intuito de ganhar dinheiro, não de salvar vidas, esse sim é o mair absurdo!

  12. 90% ai ta estudando com dinheiro do governo, PROUNI e FIES e ta reclamando ainda, se nao tem condições de pagar troca de curso ou passa na federal.. sistema capitalista é assim ! bem vindo ao Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *