Mostra do Museu do Cinema Carlos Scalla, com apoio da Prefeitura, será aberta nesta quarta no Grande Hotel

Os muriaeenses poderão conhecer de perto equipamentos cinematográficos raros através da exposição “Luzes do Cinematógrafo – Uma história cinematográfica”, que estará em cartaz a partir desta quarta-feira (25), no Grande Hotel Muriahe, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Museu do Cinema Carlos Scalla. São cerca de 30 peças de 1898 até os dias atuais pertencentes ao cineasta para apresentar às pessoas uma parte importante da história do cinema nacional e mundial.

A abertura acontece às 20h e contará com exibição de filmes históricos e a presença de representantes de instituições ligadas à preservação do cinema no Brasil, entre elas, a supervisora de conservação de filmes do Arquivo Nacional, Fátima Taranto.

A exposição, que permanece em cartaz no Grande Hotel até o dia 10 de novembro, já foi apresentada em Ouro Preto, durante o aniversário de inauguração do Cine Vila Rica em 2012; e em São João Del Rei, durante o Festival de Inverno. A entrada é gratuita.

Exposição permite conhecer história do cinema e promove acesso às artes: Grande parte do acervo foi usado pelo cineasta muriaeense, Carlos Scalla, e outras foram adquiridas, restauradas e hoje podem ser apreciadas na instituição criada em Muriaé pelo filho, Bruno Scalla, como forma de homenagear o pai. O acervo conta ainda com o raro conjunto Pathé Baby 9,5mm, utilizado por Humberto Mauro em 1925, quando realizou seu primeiro filme (Humberto Mauro é considerado o “pai do cinema brasileiro”). “Mais do que expor peças, a mostra pretende criar uma reflexão sobre a memória, educação, conscientização e preservação através de equipamentos cinematográficos”, afirma Bruno Scalla. Entrada gratuita

Ver Mais Notícias


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *