Passo importante na preservação das águas. Demsur incentiva proteção de 22 nascentes

Foram entregues à 14 famílias: 220 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, mais de 700 mourões, adubo e arame farpado. O Demsur, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, IEF – Instituto Estadual de Florestas e Emater-MG, desenvolveu o projeto “Renascer”, que tem como objetivo preservar as nascentes e conscientizar os cidadãos sobre a questão.

Nesta quarta-feira, os servidores estiveram na comunidade dos Mendes, na residência do produtor rural, João Francisco Mendes, próximo ao distrito de Pirapanema, para entregar 220 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, mais de 700 mourões, além de adubo e arame farpado para serem distribuídos aos produtores rurais daquela região, cadastrados nesta fase do projeto. O material será utilizado para a preservação de 22 nascentes ao redor da comunidade.

Ao todo, 14 famílias participarão do projeto. Cada produtor rural ficará responsável por plantar as mudas e cercar as nascentes em sua propriedade. A Comunidade dos Mendes não foi escolhida ao acaso. A região é um dos locais com o maior número de nascentes que deságua no Rio Preto, responsável pelo abastecimento de 20% da população de Muriaé.

“Todas essas famílias devem ser parabenizadas por se disporem a zelar pelas nascentes. Atitudes como essa devem ser reconhecidas, especialmente num momento tão crítico como o que nossa região está passando, devido à falta de chuva. Precisamos tomar todos as medidas para que não percamos o que temos de mais precioso: a água” disse o Diretor Geral do Demsur, Geraldo Júnior.

Ver Mais Notícias


7 Comments

  1. Estou esperando , por parte da prefeitura , essa ajuda à tempos, tenho várias nascentes e grandes, na bacia do rio Glória, próximo a Itamuri, e não consigo , e gostaria de deixar claro , que essas atitudes é prioridade , e não enxer os bolsos de nossos políticos

  2. Uma grande iniciativa, um belo projeto de proteção e conscientização ambiental. Todos devemos preservar nascentes e cursos d'água, pois são estes tesouros que abastecerão os grandes rios. A comunidade dos Mendes, no Pirapanema, é um exemplo a ser seguido. Ponto para o DEMSUR, IEF, Emater e Secretaria Municipal de Meio Ambiente; o Projeto "Renascer" fala por si mesmo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *