Coleta de Sangue passa a ser semanal em Muriaé. Com a mudança, 480 bolsas devem ser coletadas mensalmente

O Posto Avançado de Coleta de Sangue de Muriaé passa a funcionar, a partir da quarta-feira passada, semanalmente, na Policlínica do Safira. A doação de sangue será realizada todas as quartas-feiras, no horário entre 7h30 e 15h. A prática semanal é inovadora na cidade e ampliará o recolhimento, podendo dobrar de 240 para 480 bolsas/mês, contribuindo com o armazenamento do Hemominas de Juiz de Fora. A iniciativa fortalecerá o estoque do banco de sangue da unidade regional, que atende a quatro hospitais na cidade além de outros da região, podendo salvar mais vidas.

Anteriormente, o serviço funcionava apenas de 15 dias em 15 dias e muitas pessoas que precisavam doar não conseguiam. “Produzíamos 120 bolsas quinzenalmente para o Hemominas de Juiz de Fora e percebemos que muitas pessoas queriam doar sangue em dias diferenciados da semana, mas existia um limite de recolhimento. Conversamos com o Prefeito sobre a necessidade de ampliar o serviço. E decidimos que iríamos recorrer ao Hemominas para ampliar a nossa demanda de abastecimento do banco de sangue”, explicou o secretário de Saúde, Paulo César de Oliveira.

Há algum tempo se buscava ampliar o recolhimento de sangue na cidade. Até então, 240 bolsas eram recolhidas a cada mês. A partir desta semana, o número poderá duplicar. “Precisamos ampliar o recolhimento para que o Hemominas tenha estoque suficiente para atender os quatro hospitais existentes em nossa cidade. Em Muriaé, nós temos o Hospital do Câncer (Fundação Cristiano Varella), o Hospital São Paulo, a Casa de Saúde e o Prontocor. Vamos ampliar o serviço para atender aos doadores e salvar mais vidas”, ressaltou o prefeito Grego.

Quem pode doar sangue: Para doar sangue a pessoa precisa ter idade entre 16 e 69 anos, ter 50 quilos ou mais, não ter contraído hepatite após os 11 anos, não ter comportamento de risco para doenças transmissíveis e, caso tenha feito piercing ou tatuagem, poderá doar somente após 12 meses.

Ver Mais Notícias


One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *