“Deixa que eu conto” é lançado no Olavo Tostes

A Escola Estadual Dr. Olavo Tostes, de Muriaé, realizou neste início de semana um Café Literário para o lançamento do livro “Deixa que eu conto”, idealizado pela professora de língua portuguesa, Júlia Neri e escrito pelos alunos dos terceiros anos C, D e E, turmas para as quais a professora ministrou aulas durante o ano letivo de 2019.

O livro é composto por 36 contos, todos escritos pelos alunos, sejam individualmente, em duplas ou em grupos e faz parte de um projeto realizado por Júlia durante todo o ano com o objetivo de contribuir com os estudantes, dando-lhes a possibilidade para que os mesmos possam, usando de sua criatividade, recontar a partir dos seus pontos de vista histórias, as mais fantásticas possíveis, que suas imaginações lhes presentearam.

“O Projeto Deixa que eu conto! vem trazer um alento aos dias exaustivos do terceiro ano, vem nos mostrar que de uma simples ideia, nasce um novo mundo, um novo horizonte em meio a um turbilhão de regras, prazos, provas e datas. Sempre sonhei escrever um livro. Este ano realizo-me em meus alunos dos terceiros anos C, D e E ao publicarmos juntos nosso primeiro exemplar.

Acredito muito no poder libertador que a literatura e a leitura possuem, acredito que um bom livro é capaz de modificar pensamentos e quebrar barreiras. Ao produzirem os textos, os meninos lançaram mão de todo o conhecimento gramatical, ortográfico, sintático e semântico que adquiriam ao longo desses anos de estudo. Não há prova maior de que todo esse tempo dedicado à escola e aprendizado valeu à pena, basta embrenhar-se na leitura desses maravilhosos exercícios literários.

Só tenho a agradecer a meus amados alunos por tudo o que me proporcionaram vivenciar com esse projeto, sem eles nada seria possível, agradeço também a toda a equipe gestora da escola, diretor José Ediney, a vice Zélia Izabel, supervisora Alessandra Coelho, a minha grande parceira professora de Educação Especial, Cida Rodrigues, a todos os colegas de profissão, ao meu esposo Denis Assis, pela parceria e companheirismo de sempre. A felicidade é enorme e transborda em mim”, disse emocionada a professora,, Julia Neri.

Durante o evento estiveram presentes também o escritor e membro da Academia Muriaeense de Letras, Elias Muratori e o professor, escritor e presidente da AMLE, Natalino Silva que falaram aos alunos parabenizando-os e enfatizaram sobre a importância da leitura e do treino constante da escrita. Para encerrar a agradável manhã entre mestres a alunos, que por sinal compareceram em grande número, mesmo às vésperas da formatura, os livros foram entregues para cada um deles e foi servido um maravilhoso e delicioso café literário.

Ver Mais Notícias


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *