Cheia dos rios: CEMIG cumpriu os protocolos na PCH Cel. Domiciano, em Muriaé no sábado

NOTA OFICIAL EMITIDA NO SÁBADO, MOMENTO DE MAIOR CHEIAS DOS RIOS NESTA REGIÃO

“A Cemig informa que, à 1 hora de 25/01/2020, foi ativado o Nível de Segurança Alerta (Laranja) previsto no Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Coronel Domiciano, no município de Muriaé (MG), devido à ocorrência de um grande volume de chuvas na bacia hidrográfica onde está localizada a usina.

A Cemig ressalta ainda que as equipes de operação e de segurança de barragens estão em permanente monitoramento da condição operativa da PCH e que não há risco estrutural até o momento.

Os órgãos de Defesa Civil Municipal e Estadual foram notificados, e as pessoas situadas em área de risco foram removidas por precaução.

O acionamento do nível de alerta é um procedimento descrito no PAE da usina quando ocorre uma elevação do volume de água acima do nível considerado máximo normal, devido ao atingimento da capacidade máxima dos vertedouros da barragem.

A Cemig manterá a comunidade e os órgãos responsáveis informados a cada alteração das condições de operação do reservatório da PCH”.

Registro de nossa reportagem feito em 20 de dezembro/19 naquela região

Na ocasião foi o maior volume de água do ano na Cachoeira da Usina da Fumaça
Ver Mais Notícias


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *