Uma viagem pela Ilha da Magia, Caminhos da Neve e Vale Europeu em Santa Catarina

O cartão postal de SC: ponte pênsil Hercílio Luz, construída em 14/11/1922
Com o artista, em seu Atelier Jesus Fernandes Azulejos Portugueses
Ele é a cara de Ribeirão da Ilha, local de arquitetura açoriana
Pomerode, a “Pequena Alemanha” possui também um lindo Zoológico
O Zoológico de Pomerode é completo e charmoso

Em direção a São Joaquim, as placas são assim, sobre o inverno
A praça central de São Joaquim, a cidade fria do Brasil
São Joaquim é a Capital Nacional da Maçã
O grupo de viagem da Suzana Tour em São Joaquim
Urubici entrou na lista de cidades mais frias do Brasil
As tartarugas do Projeto Tamar, em Floripa
A maior área de Floresta de Araucária preservada está em SC
Um dos pratos típicos de Floripa, a Sequência de Camarão
Praia da Joaquina, boa para surfistas
Em Floripa homenagem ao poeta Cruz e Souza, que morreu em Leopoldina

“Um pedacinho de terra perdido no mar… Num pedacinho de terra, beleza sem par…. Jamais a natureza reuniu tanta beleza… Jamais algum poeta teve tanto pra cantar”. Trecho do Hino de Florianópolis, a Ilha da Magia.

REPORTAGEM ESPECIAL

Um belíssimo passeio pela Ilha de Santa Catarina, a Ilha da Magia, onde está 97,23% do município de Florianópolis, a Capital catarinense. A Ilha tem 54 km de comprimento (norte–sul) e cerca de 18 km de largura (leste–oeste). Área total de 424,4 km².O centro da cidade fica na região centro-oeste e diversos bairros e distritos estão distribuídos no restante da ilha com muitos pontos famosos como a Praia de Jurerê Internacional, Joaquina, as lagoas, o Centro Histórico, etc. A ilha é a maior de um arquipélago constituído por mais de 30 ilhas, e é ligada ao continente por três pontes: Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. O ponto mais alto da ilha é o Morro do Ribeirão da Ilha, com 532 m de altitude.

O cartão postal de Floripa, Ponte Hercílio Luz, é a ponte pênsil mais antiga das três que ligam as partes insular e continental da capital catarinense. É a maior ponte suspensa do Brasil, com 821 metros – sendo a maior ponte pênsil sustentada por um sistema de barras de olhal ainda existente e possui o 132º maior vão pênsil do mundo, com 339 metros. Apelidada de “Velha Senhora”, é o símbolo mais famoso da cidade e do estado. Construção: 14 de novembro de 1922. Inauguração: 13 de maio de 1926. 1982 foi fechada, depois reaberta para pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e a 28 anos totalmente fechada e só reaberta agora, no primeiro dia de 2020 após reforma total, mas por enquanto para pedestres. Encontramos também na Ilha da Magia com o artista, que estava em seu atelier, Jesus Fernandes, que tem suas obras por todo o Ribeirão da Ilha e pelo Brasil. Pinturas maravilhosas em azulejos portugueses.

Passamos também por Pomerode, no Vale do Itajaí, é conhecida como “A cidade mais alemã do Brasil” e tem cerca de 33 mil habitantes. Por Blumenau, também na mesma região, é a terceira cidade mais populosa do estado, a 8ª da Região Sul do Brasil, a 78ª do Brasil e possui polos industriais, tecnológicos e universitários. É conhecida ainda pela colonização alemã e pela festa da cerveja, a Oktoberfest.

Também visitamos São Joaquim, no Planalto Serrano, com cerca de 26 mil habitantes, conhecida por anos como a cidade mais fria do Brasil, além de ser a Capital Nacional da Maçã. Juntamente com Urupema e Bom Jardim da Serra, no mesmo estado, e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, São Joaquim é considerada a cidade mais fria do Brasil, pois nos anos 60, 80, 90 e 2.000 chegou a registrar -9 graus (perde para Urupema e Bom Jardim nas mínimas absolutas).

Já a cidade de Urubici tem um cume, o Morro da Igreja (1.822 metros), o ponto mais alto habitado do sul do Brasil, e lá foi registrada, extraoficialmente, a temperatura mais baixa do país: ?17,8 °C, em 29 de junho de 1996. Urubici está também no Caminho das Neves.

Santa Catarina é dos três estados do Sul, quem tem maior área preservada de Florestas de Araucárias. A viagem Foi feita com a empresa de turismo de Muriaé, SUZANA TOUR e o transporte pelo estado de santa Catarina através da empresa ITAGUASUL.

Veja mais fotos da viagem recente pelo estado de Santa Catarina… clique em “Leia Mais”

BLUMENAU E POMERODE – VALE EUROPEU

NOS CAMINHOS DA NEVE/TERRA DO GELO – SÃO JOAQUIM/URUBICI

Arquivo de inverno do Centro de Informações Turísticas

Arquivos de Inverno do Centro de Informações Turísticas de São Joaquim, também a Capital Nacional da Maçã

NA ILHA DE SANTA CATARINA – A ILHA DA MAGIA – FLORIANÓPOLIS

Ver Mais Notícias


3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *