Patrocínio do Muriaé também sofreu com uma das maiores enchentes de sua história

A cidade de Patrocínio do Muriaé (25 Km de Muriaé) sofreu com uma das maiores enchentes de sua história. No sábado, dia 25, as águas do rio Muriaé, que corta grande parte da cidade, e do rio Gavião, que passa pelo bairro Sapucaia, transbordaram invadindo diversas casas, ruas e bairros. A estrada de acesso à cidade pelo Sapucaia ficou completamente inundada.

A Defesa Civil Municipal iniciou a mudança das famílias das áreas de risco de inundação para imóveis da Prefeitura. Realizada a retirada das famílias e seus pertences, começou o processo de atenção às famílias desabrigadas, documentação do grave momento a fim de que fosse reconhecido o Estado de Emergência e, após as águas abaixarem, iniciou imediatamente o trabalho de recuperação do município.

A enchente do rio Muriaé chegou à praça principal da cidade (Getúlio Vargas) percorrendo várias ruas e avenidas do município. Já o rio Gavião invadiu várias casas e estabelecimentos comerciais no bairro Sapucaia até chegar a estrada que de acesso a área mais urbanizada de Patrocinio do Muriaé. O resultado foram mais 140 famílias atingidas, grande parte tendo que deixar suas casas, dirigindo-se para casas de parentes, amigos ou abrigos cedidos pela Prefeitura. O comércio central da cidade também foi afetado o que gerou prejuízo a vários comerciantes da pequena cidade da Zona da Mata, muito conhecida pelas confecções de roupas de bebê e crianças.

O prefeito Paulo Aziz Daher coordenou os trabalhos na cidade

O trabalho vem sendo realizado de forma planejada e minuciosa com o acompanhamento do chefe do Executivo, o prefeito Paulo Aziz Daher, que, inclusive, vem levantando a demanda de obras necessárias para recuperação total de Patrocínio do Muriaé.

“A Defesa Civil em Patrocínio do Muriaé foi ágil no desenvolvimento das ações emergenciais o que evitou mortes e perdas maiores ao município e a união de toda a equipe de servidores da Prefeitura e voluntários na limpeza e recuperação da cidade, apoio aos desabrigados, campanha de arrecadação de alimentos, material de limpeza, de higiene pessoal e roupas, além do fornecimento das refeições e a priorização de atendimento das pessoas atingidas pela Pronto-Atendimento foram crucias para superarmos este momento e podermos agora buscar recursos com a cidade já de volta a sua normalidade”, explica o prefeito Paulo Aziz Daher.

Ver Mais Notícias

One Comment

  1. Realmente uma das maiores enchentes em Patrocínio do Muriaé e também aqui na cidade de Laje do Muriaé-RJ,todo aguaceiro que atinge Patrocínio, depois repete em Laje-RJ.
    Essa enchente de janeiro de 2020, está em 5º lugar no ranking das maiores enchentes desde a grande enchente de fevereiro de 1979, quando dezenas de casas em Patrocínio do Muriaé desabaram.
    As maiores enchentes na mineira Patrocínio do Muriaé foram:
    Nessas datas foi o dia em que a enchente esteve mais alta.

    1º lugar 3 de janeiro de 2012(fim da tarde/início da noite),a régua telemétrica ficou acima de 10 metros.

    2º lugar 4 de janeiro de 1997

    3º lugar 19 de dezembro de 2008(madrugada)

    4º lugar 2 de fevereiro de 1979(no início da noite)

    5º lugar 25 de janeiro de 2020 (fim da noite/início da madrugada),a régua telemétrica marcou 8,96 metros a 1 h 30 madrugada de domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *