Um belo passeio pela Serra da Piedade. A 1.746 m de altitude está a menor basílica do mundo

A Capela de Nossa Senhora da Piedade, a menor Basílica do mundo
Devido a altitude o cenário vai mudando pela manhã
Imagem da Padroeira de Minas, do século XVIII, feita por Aleijadinho
O Morro do Calvário fica de frente para a Basílica
A moderna e harmoniosa Igreja Nova das Romarias

O Observatório Astronômico da UFMG é também uma atração
Vistas espetaculares de cidades e natureza

A cidade de Caeté. A Serra da Piedade está neste município
Muita gente sobe a pé os 6 Km de Serra

REPORTAGEM ESPECIAL – CAETÉ-MG

Nossa reportagem foi até a Serra da Piedade, para conhecer e desfrutar de um dos lugares mais belos e procurados do estado de Minas Gerais. É lá que está o Santuário Nossa Senhora da Piedade, localizado a 48 km de Belo Horizonte e a 16 km da cidade de Caeté, um cenário de riquíssima beleza natural.

Erguido no alto da montanha, a 1746 metros de altitude, é o lugar ideal para a reflexão, a oração e o encontro com Deus. Lá está a imagem de Nossa Senhora da Piedade, do século XVIII, de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), magnífica e inspiradora, abençoando Minas e seus peregrinos.

Em dias claros, é possível ter uma das mais belas vistas das montanhas de Minas. São 360 graus de panorama, e durante nossa visita na manhã desta sexta-feira (31/1), teve serração e céu limpo proporcionando vários cenários. É possível ver lá de cima cidades como Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

Os fidalgos portugueses Antônio da Silva Bracarena e Irmão Lourenço, fundador do Colégio do Caraça, chegaram por volta do século XVIII e construíram na Serra da Piedade um rústico eremitério, ao lado, ergueram uma igreja dedicada a Nossa Senhora, Santa pela qual tinham grande devoção.

Venerada há mais de dois séculos, a Santíssima Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora da Piedade, é proclamada Padroeira de Minas Gerais pelo Papa João XXIII, no dia 20 de novembro de 1958, por meio das Letras Apostólicas “Haeret animia”. Já em 2017, o Papa Francisco deu à igrejinha, o título especial de “Menor Basílica do Mundo”. Em 1956, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário Nossa Senhora da Piedade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN . O Santuário é elevado à condição de Santuário Estadual de Minas Gerais.

A única construção histórica preservada hoje é a Capela de Nossa Senhora da Piedade, localizada no topo da serra, tendo sua construção sido iniciada por volta de 1704 e concluída por volta de 1770. A área total no topo da montanha é de 1 milhão e 200 mil metros quadrados. Também faz parte deste complexo o Observatório Astronômico da UFMG e os radares do CINDACTA, que monitoram os céus da região.

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade fica a cerca de 1h15 de BH pela BR-381 ou passando por Sabará. O local é composto por restaurante panorâmico e lanchonete, loja de produtos religiosos e outros atrativos como a Igreja Nova das Romarias, obra moderna em harmonia com a natureza.

VEJA MAIS FOTOS DESTE BELO LUGAR …. clique em “Leia Mais”

Ver Mais Notícias


3 Comments

  1. Muito bonita essa basílica e maravilhosa a homenagem a Nossa Senhora da Piedade.
    Paisagens lindas.

    A cidade onde resido Laje do Muriaé-RJ, tem como padroeira Nossa Senhora da Piedade, os primeiros fundadores de Laje do Muriaé eram mineiros vindos de Visconde do Rio Branco e um deles José Bastos Pinto, era parente de Constantino Pinto.
    A padroeira Nossa Senhora da Piedade foi escolhida, após os fundadores de Laje do Muriaé terem sentido os efeitos de uma terrível tempestade que se abateu, ficaram tão apavorados com a quantidade de raios e chuva fortíssima que pediram proteção a Nossa Senhora da Piedade para protegerem eles de alguma mal maior, então invocaram a Santa para ter Piedade deles.

  2. Bacana essa iniciativa do Silvan de descobrir locais turísticos em Minas e informar pra gente. Esse ponto turístico aí quando eu for pra Caetés pra ir no Tauá novamente eu vou passar pra conhecer. Vale a pena demais. Obrigado Silvan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *