CORONAVÍRUS: Frei celebra Santa Missa via internet em pequena capela da zona rural

"Antes mesmo do “isolamento social” iniciamos um Retiro da Quaresma via aplicativo"

Vista da Vila Franciscana, em Belisário

REPORTAGEM ESPECIAL – BELISÁRIO-MG

O frei franciscano, Gilberto Teixeira da Silveira, tem atualmente a internet como parceira, neste momento de crise provocada pela pandemia do coronavírus, que deixa quase todo o mundo vivendo em quarentena, no isolamento social. Muita coisa mudou e a Santa Missa da Igreja Católica também, pois não é permitido aglomerações, a presença dos fiéis nas igrejas.

Frei Gilberto na celebração via internet

A 40 Km de Muriaé, na zona rural do distrito de Belisário, onde está a pequena Capela de Santa Maria dos Anjos, numa Vila Franciscana, frei Gilberto faz sua celebrações e a palavra de Deus vai chegando aos lares dos fiéis através de seus computadores e celulares. E tem dado resultado, segundo ele. O franciscano falou para nossa reportagem na noite desta quarta-feira (01).

Capela de Santa Maria dos Anjos

“Igreja doméstica alimentada pelas redes sociais. Comumente ouvimos em nossas igrejas críticas ao uso das redes sociais, mas, este tempo de pandemia está mostrando que esse pode – e está sendo – importante recurso para alimentar a fé e nos colocar em contato mais íntimo com Deus.

Antes mesmo do início do “isolamento social” iniciamos um Retiro da Quaresma via WhatsApp. Mais de mil pessoas recebem diariamente material para reflexão: mensagem de áudio que gravo com o tema do dia, texto para reflexão, sugestão de músicas e filmes que enriquecem ainda mais o dia de “retiro”. Tal retiro está de acordo com a ideia franciscana que para orar não é preciso necessariamente afastar-se das pessoas, buscar lugares desertos (isso é muito bom e ajuda muito!), mas somos desafiados a sermos pessoas orantes no dia a dia, no meio dos afazeres cotidianos, aprendendo a “retirar” o que de melhor temos dentro de nós e colocar em prática.

Com o avanço da pandemia, foram suspensas as celebrações com público e passei a celebrar apenas na Capela de Santa Maria dos Anjos, na Vila Franciscana, contando com a presença de apenas quatro irmãos de nossa Fraternidade dos Franciscanos de Santa Maria dos Anjos. Tais celebrações são transmitidas ao vivo pelo Facebook de nossa Fraternidade (facebook.com/FSANTAMARIADOSANJOS). Tem sido uma experiência muito positiva, pois temos atingido muitos paroquianos de nossas duas paróquias (Belisário e Itamuri) e pessoas de diversos lugares, inclusive de fora de nosso estado.

Na verdade, falta a vivacidade das assembleias em celebração. Sentimos muito a falta de nossas comunidades. Pois isso é cortar na carne de nossa igreja que é essencialmente comunitária. Mas, ao mesmo tempo, nos conforta saber que muitos irmãos e irmãs estão rezando conosco, fazendo de seus lares verdadeiros templos. Este ano faremos uma experiência diferente na Semana Santa. Todas as celebrações acontecerão na Vila Franciscana e serão transmitidas via Facebook. Além disso, diariamente estarei enviando reflexões, via mensagem de voz pelo WhatsApp, acerca do sentido litúrgico de dia da semana, meditando a Palavra de Deus e rezando com os paroquianos.

Os que desejarem receber as mensagens no WhatsApp deve comunicar secretaria paroquial de Belisário através do número (32) 99830-9775. O horário das celebrações a serem transmitidas direto da Vila Franciscana pelo Facebook é: Domingo de Ramos: 9h da manhã; Segunda a Quinta – 19h; Sexta-feira – 15h; Sábado Santo – 20h; Domingo de Páscoa: 19h”, disse o Frei Gilberto que é pároco das Paróquias Santo Antônio de Belisário e Nossa Senhora da Glória de Itamuri.

Fotos/Reprodução: Silvan Alves. Foto da vista da Vila Franciscana: Bruno Santiago

Ver Mais Notícias


One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *