CORONAVÍRUS: Prefeito faz pronunciamento emergencial nesta manhã de domingo

Participaram do pronunciamento o prefeito Grego, o secretário de Saúde, Dr. Paulo César de Oliveira e o médico infectologista, Dr. Daniel Licy. A cidade de Muriaé passa a ter 112 pacientes em observação e investigação, sendo 4 casos positivos. Segundo o secretário de Saúde, Dr. Paulo César Oliveira, há 6 internados no Hospital São Paulo, mas caiu pra 5 devido a um óbito suspeito da doença – (não é de morador da cidade e também o caso terá que ser investigado). Há um internado no CTI do HSP e dois internados no CTI da Casa de Saúde Santa Lúcia. A Prefeitura informa que há 77 leitos de UTI na cidade, sendo 59 do SUS.

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE MURIAÉ

“Um óbito está em investigação por suspeita de coronavírus em Muriaé. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está no aguardo do resultado do exame de um idoso de 65 anos. Ele era residente de Rosário da Limeira e tinha diabetes, hipertensão e sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Além disso, a cidade tem mais um caso confirmado de Covid-19. Trata-se de um homem de 43 anos, que viajou para área de risco e teve contato próximo com caso positivo. Ele não tem comorbidades, não esteve internado e segue apenas monitorado em isolamento domiciliar pela SMS. Com este, o município possui quatro casos positivados de Covid-19.

Outros quatro casos foram descartados, totalizando 19 casos negativos. Esses casos referem-se a: uma mulher de 24 anos, residente em Muriaé; um homem de 33 anos, também morador de Muriaé; e dois pacientes residentes fora da cidade, sendo uma mulher de 54 anos, moradora de Miraí, e um homem de 57 anos, com residência em Laranjal. Ambos estão internados em Muriaé.

Já o número de número de notificações ativas de coronavírus subiu de 111 para 112 entre ontem (4) e hoje (5), ou seja, um a mais. Destes casos suspeitos, 18 compreendem casos em investigação e 94 são de casos em observação, ou seja, aqueles casos leves de síndrome gripal monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O monitoramento de casos em observação se dá a cada 48 horas por telefone, conforme preconiza o protocolo do Ministério da Saúde.

Já os 18 casos em investigação estão com amostras sendo analisadas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), o único laboratório do SUS em Minas Gerais que está realizando testes de Covid-19. Os resultados têm previsão de serem divulgados entre oito e dez dias úteis.

Vale lembrar que, de acordo com normas técnicas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), apenas os casos graves e hospitalizados de síndrome respiratória aguda grave têm as amostras analisadas. Porém, em todos os casos, com ou sem coleta de material, os cuidados estão sendo tomados como se fossem um caso positivo”.

Ver Mais Notícias


11 Comments

  1. Tem muitas pessoas em grupo de risco saindo para as ruas como se isto fosse apenas uma gripinha inclusive pessoas que aguardam resultados do exame. É preocupante para toda população que realmente preocupa com o próximo. Eu não entendi e gostaria de um esclarecimento por parte da SMS : O caso do deputado está ou não incluído nas estatística do município?

  2. 65 anos, diabetes, hipertensão e sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), será que não tinha acabado de tomar um tombo de 5 metros de altura, bebido veneno sem querer, tomado mordida e cobra e escorpião, etc ? Mas o que matou foi o coronavirus… Çei…

  3. O caldo agora entornou de vez, de agora para frente é só aumentar os casos de Codiv-19 …
    Eu tive hj cedinho na pracinha do trabalhador na barra tinha muitos idosos assentados batendo papo.
    A Prefeitura Municipal de e a Polícia Militar tinha que fiscalizar e falar com os idosos para ficarem em casa.
    Estão brincando com uma pandemia grave no Mundo inteiro.

  4. Dois carros rodando incessantemente nas ruas e mesmo assim, as pessoas continuam saindo de suas casas. Comércios que não estão dentro dos considerados essenciais abrindo. Recauchuradoras de pneus, vidraçarias, lojas de cosméticos, de biscoitos, de chocolate. Algo precisa ser feito, atitudes precisam ser tomadas por parte da PM.

  5. MURIAE POLO DE COMFEÇOES TEMOS UM SECRETARIO LIGADO DIRETAMENTE AO RAMO DE CONFEÇOES DEVERIA ESTAR FABRICANDO MASCARAS PARA VENDER OU DOAR VEJO CAIXAS DE COMERCIO OFICINAS TODO COMERCIO LIBERADO USANDO POUCAS MASCARAS

  6. Estou confusa com os resultados, antes eram 3 casos que não estavam graves, inclusive, sendo tratados em casa. De onde surgiram esses outros 3 internados em UTI? Estava tudo bem, até ontem..

  7. TODOS MUITO PREOCUPADO COM DEPUTADO SE ESTÁ OU Ñ NA LISTA DOS INFECTADOS DE MURIAÉ. DEPUTADO JÁ DEU A NOTA DELE DIZENDO QUE ESTÁ TUDO BEM, AGORA POR FAVOR DE UMA OLHADA NOS POSTOS DE SAÚDE AQUI NO POSTO DO PATRIMÔNIO SÃO JOSÉ Ñ ENCONTRA REMÉDIOS PARA PRESSÃO, DIABETES, NEM MÉDICO ESTÁ VINDO AQUI ENTÃO QUEM FAZ USO DESTES MEDICAMENTOS TEM SAIR PRA RUA E COMPRAR Ñ TEM OUTRO JEITO. ESQUECE O DEPUTADO TRAZER MEDICAMENTOS PARA O POSTO DE SAÚDE PATRIMÓNIO SÃO JOSÉ.

  8. Éisso mesmo o que adianta alguns ficarem em casa e outros não,por exemplos,quem trabalha em supermercados ,farmácias ,postos de gasolina e etc,será que vcs acham que eles são imunes ,tem muitas pessoas lotando os supermercados ,como se fosse o fim do mundo comprando até mesmo sem necessidade ,tinha que parar é tudo.

  9. O MERCADO …., NESTE SÁBADO, NÃO FEZ QUALQUER CONTROLE. AS PESSOAS SE AMONTOAVAM NOS CAIXAS. SE HAVIA ALGUM CONTAMINADO NO AMBIENTE, MUITOS OUTROS PODEM TER SIDO AFETADOS.
    A PREFEITURA TEM QUE AGIR COM RIGOR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *