“Mais Água”: DEMSUR começa a inaugurar as obras de ampliação de abastecimento de água

O prefeito Grego e o diretor Geral do DEMSUR, Geraldo Júnior

O Programa Mais Água, da Prefeitura de Muriaé, através do DEMSUR, foi criado em 2017 com a finalidade de executar uma série de obras voltadas para combater a falta de água em todas as regiões da cidade, bem como nos distritos e vilas rurais. Nos últimos três anos, o programa já ampliou em ao menos um terço a oferta de água, em comparação com toda a história da autarquia.

“Desenvolvido com recursos próprios do DEMSUR, o Mais Água envolve maciços investimentos em toda estrutura de abastecimento, incluindo captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água. Entre os muitos avanços, estão os reservatórios. Até agora, já são 26 novas unidades instaladas e 19 tanques antigos reformados. Outro destaque é o sistema de monitoramento remoto que inclui todos os reservatórios do município, inclusive, em distritos e comunidades”, relata a Autarquia.

Inaugurações estão sendo feitas sem a presença do público devido a Pandemia do Coronavírus, e já ocorreram nos complexos de reservatórios nos bairros: Padre Tiago, São Francisco, João XXIII (Rua Astrogildo Figueiredo de Barros) e Jardim das Palmeiras. Estiveram presentes, o prefeito Grego, o diretor geral do Demsur, Geraldo Júnior, além dos demais membros da diretoria da autarquia (diretor administrativo, Ronaldo Wilson Peixoto, diretor da Divisão de Águas e Esgoto, Gustavo Goretti, diretor da Divisão de Limpeza Urbana, Alcemar Felizardo, e o assessor jurídico especial, Decidério Cardoso Júnior).

SAIBA MAIS DETALHES DOS BENEFÍCIOS TRAZIDOS PARA AS COMUNIDADES… clique em “Leia Mais”

Avanços

– No bairro Padre Tiago, a capacidade de abastecimento foi duplicada. Além da reforma do reservatório de 100 mil litros, um tanque da mesma proporção, que estava desativado há cerca de 10 anos, foi totalmente restaurado e reinstalado. Também foram efetuados reparos e manutenção da área, que em 2017 estava em más condições de conservação e tomado por mato, o que, segundo os próprios moradores, contribuía para o aparecimento de ratos e insetos.

– O complexo de reservatórios da chamada parte alta do bairro João XXIII passou por uma transformação completa. Um novo tanque metálico foi instalado e a antiga unidade foi reformada, resultando na duplicação da oferta de água. Além disso, a área passou por revitalização total e recebeu importantes melhorias no quesito segurança, bem como na estrutura da chamada Miniestação de Tratamento de Água (MiniETA), na qual é realizada filtragem e cloração da água, que é bombeada de poços artesianos.

Em uma ação integrada, a Prefeitura urbanizou o restante do perímetro. No local, foi instalada uma academia ao ar livre, iluminação e, em breve, será montado um parquinho infantil.

– No bairro São Francisco, um novo reservatório metálico foi instalado, e o complexo foi revitalizado. O sistema de distribuição de água também foi beneficiado por intervenções que resultaram em ganho de desempenho na elevatória situada na Praça Lisboa Júnior, no Centro, de onde a água é bombeada para cerca de 15 bairros, incluindo o São Francisco.

– O bairro Jardim das Palmeiras contava com dois reservatórios, mas na prática, apenas um estava em funcionamento. Ambas as unidades foram totalmente restauradas e passaram a operar de forma integrada. A área dos tanques também passou por processo de revitalização, e melhorias de ordem técnica foram efetuadas para otimizar o sistema.

Na ocasião, o prefeito Grego afirmou que os avanços do Demsur são uma demonstração de respeito à população muriaeense, e ressaltou que a ampliação e modernização do abastecimento de água na cidade tem grande importância na luta contra o coronavírus, uma vez que a água tem papel fundamental na prevenção ao vírus.

O diretor geral do departamento, Geraldo Júnior, destacou que a autarquia tem trabalhado com muito afinco para aperfeiçoar a prestação de serviço em todas os seus setores de atuação, mostrando que, com transparência e comprometimento, é possível fazer mais e melhor.

Nos próximos dias as inaugurações terão sequência, destacando outros avanços do Programa Mais Água, além das demais ações da Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, como a construção e ampliação de Pontos de Apoio da Divisão de Limpeza Urbana (DLU).

Ver Mais Notícias


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *