Ações de voluntários da natureza vão de limpeza a instalação de placas pedindo conscientização

Recentemente o Site Silvan Alves publicou uma reportagem sobre a grande quantidade de lixo jogado na natureza no feriadão de 7 de Setembro, e que tudo foi recolhido pelo voluntário ambientalista, Carlos Eduardo (Kadu). No fim desta semana, novos voluntários se mobilizaram em prol da natureza, pois a falta de educação de jogar lixo pra todo lado nas cachoeiras e trilhas continua.

Desta vez o grupo “Amigos da aventura” em parceria com os grupos: “Me localiza aí”, “Explorarartista” e “Natri.lha” se reuniram para uma ação ação solidária: limpeza da cachoeira “Usina da Fumaça” e implantação de placas educativas para conscientizar a população.

“Tudo feito de forma compartilhada e coletiva, somando esforços e recursos financeiros para garantir que nossa cachoeira esteja limpa e livre do lixo deixado pelos frequentadores sem consciência ambiental. A intenção do grupo, além de limpar a cachoeira que é um dos lugares mais belos da nossa região é conscientizar os frequentadores para que deixem o local limpo depois da visita. Foram fixadas as placas orientando as pessoas a levarem de volta todo o lixo que produzirem. Na limpeza foram encontradas muitas garrafas de bebidas, sacos plásticos, restos de embalagens de alimentos, absorventes, preservativos e muita bituca de cigarros.

Além de poluir a natureza e contribuir com a proliferação da dengue, despejar lixo em matas ou rios, ou até mesmo em ruas, é uma Contravenção Penal prevista no Artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais. Quem for flagrado neste tipo de ato, está sujeito à multa e/ou detenção. Preservar a natureza é uma obrigação de todos.
Visite nossas redes sociais e acompanhe nossos eventos e projetos @amigosdaaventura, @melocalizaai_oficial, @explorartistas, @natri.lha. relatou a assessoria do grupo “Amigos da Aventura”.

Ver Mais Notícias


7 Comments

  1. A ignorância, a cultura empobrecida e a falta de educação faz com as pessoas visitem cachoeiras, trilhas e locais de preservação e deixem lixo por lá. Estes estão acostumados a fazer sujeira em casa ou em qualquer outro lugar sem ter a consciência e a responsabilidade com a higiene e limpeza, isto é fruto de uma criação e educação precária sem valores morais e de civilidade, uma educação permissiva e sem limites oferecida pelos proprios pais. As pessoas têm que saber que onde quer que vão não têm o direito de destruir, vandalizar e deixar o resto que sobrou de suas farras, a natureza não tem que pagar esta conta. Se for para fazer sujeira, fiquem em casa e façam por lá. Não há nada de errado em frequentar um local, fazer uma refeição ou até mesmo um churrasco e depois coletar todo o lixo e levar embora para descartá-lo em local apropriado.

  2. Eu me sinto honrada em fazer parte do grupo “Amigos da aventura”, conhecer pessoas do bem “Me localiza aí”, “Explorarartista” e “natri.lha, poder participar deste momento. Todos reunidos em prol de um bem comum. Ajudar a Natureza, conscientizar a população garantindo assim mais conforto para as futuras gerações que ali passarão é um legado de paz, amor e compromisso com a natureza e o meio ambiente. Foi uma tarde inesquecível para os amantes da natureza. Parabéns a TODOS os envolvidos direta e indiretamente com esse evento. Agradecemos ao amigo Silvan Alves pela matéria, parceiro das nossas aventuras, trilhas e apoiador de causas nobres como está. Obrigada amigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *