UMA BELEZA REAL EM MINAS

“Só o Caraça paga toda a viagem a Minas”, disse D. Pedro II

REPORTAGEM ESPECIAL Catas Altas/Santa Bárbara-MG

SANTUÁRIO DO CARAÇA, PORTA DO CÉU. FUNDADO EM 1774, É UMA DAS 7 MARAVILHAS DA ESTRADA REAL. Nossa reportagem conheceu um dos lugares mais espetaculares de Minas Gerais quando o assunto é beleza natural e tranquilidade: Santuário do Caraça, uma grande estrutura turística de 246 anos, localizada nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara. Fica a 80 Km de Mariana. Fundado pelo português Irmão Lourenço de Nossa Senhora, mais tarde foi doado à Coroa Portuguesa e Dom João VI, mais adiante, doou para a Congregação da Missão. Dois ex-presidentes do Brasil, formaram no Colégio do Caraça, que funcionou de 1820 a 1968, Arthur Bernardes e Afonso Pena.

A VISITA DO LOBO: um dos grandes atrativos do Santuário do Caraça é a visita dos lobos-guarás a noite. É o momento mais aguardado pelos turistas e eles sempre vem se alimentar, e quando não vem, há cachorros do mato e uma anta que sobem as escadas, vão até ao pátio da igreja e ficam lado a lado com os turistas. Hora dos flashes. “Seu costume de subir as escadas da Igreja do Caraça não o faz ser considerado um animal domesticado. Do mesmo modo, não podemos garantir que é possível vê-lo todos os dias, pois como é um animal selvagem, não perdeu seu instinto de caça, ele não segue um horário programado”, informa a administração”. Os jacus são também grandes atrações o dia todo.

Com área de 11.233 hectares e a 1.297 m de altitude, um dos destinos mais procurados pelos turistas em Minas é uma propriedade da Província Brasileira da Congregação da Missão. A beleza é tanta, que foi elogiada pela Família Real, tanto por D. Pedro I, quando por D. Pedro II e a esposa Tereza Cristina. “Só o Caraça paga toda a viagem a Minas”, disse D. Pedro II, e o curioso é que quando o Imperador chegava de sua viagem ao Caraça, ele tomou um tombo na entrada, numa pedra escorregadia, e lá ficou marcado este momento, fato ocorrido em 1881 (foto abaixo).

O Santuário tem finalidades diversas, entre elas, Centro de Educação Ambiental e de Produção do Conhecimento Científico, como produtivo campo de pesquisas acadêmicas; Patrimônio Cultural do Brasil, com tombamentos em nível federal, estadual e municipal.

Há muito que se ver e fazer neste empreendimento com pousada, restaurante, lanchonete, loja e atrativos naturais e culturais que gera emprego direto para cerca de 70 moradores da região. No Conjunto Arquitetônico estão a igreja neogótica, o prédio do antigo colégio (hoje museu e biblioteca) e a pousada. O Santuário do Caraça recebe, em média, 70 mil visitantes/ano, cerca de 17.500 são hóspedes em sua pousada, por isso é uma das mais importantes e mais visitadas Unidades de Conservação do Estado de Minas Gerais, além de ser uma das maiores: a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça responde praticamente por 51% das Reservas Particulares do Estado.

Por lá as cachoeiras; cascatinha (formada 4 quedas d’água e 4 piscinas naturais), cascatona (12 Km ida e volta de trilha), Oratório, trilhas, mirantes, prainha, prédios históricos, tanques e piscinas naturais, campo de futebol, grutas e a bocaina, movimentam o dia todo o turista, e a noite todos descansam sob o silêncio e clima fresco da região.

VEJA NOSSA GALERIA DE FOTOS DO SANTUÁRIO DO CARAÇA….. clique em “Leia Mais”.

Ver Mais Notícias


6 Comments

    1. Pode se hospedar lá mesmo no Santuário do Caraça, fazendo a reserva com antecedência, e lá um quarto para quatro pessoas por exemplo: três adultos e uma criança, em torno de R$ 700 a diária. Pode se hospedar também am Catas Altas que tem pousadas, e fica a cerca de 30 Km de distãncia. Mas teria que deixar o parque as 17 horas;

    1. Pode se hospedar lá mesmo no Santuário do Caraça, fazendo a reserva com antecedência, e lá um quarto para quatro pessoas por exemplo: três adultos e uma criança, em torno de R$ 700 a diária. Pode se hospedar também am Catas Altas que tem pousadas, e fica a cerca de 30 Km de distãncia. Mas teria que deixar o parque as 17 horas;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *