MANTENDO A TRADIÇÃO DA MECÂNICA PESADA

REPORTAGEM ESPECIAL – MURIAÉ-MG

BELA VISTA, BR-116, MURIAÉ-MG; se no passado a região foi intitulada como polo e referência nacional da mecânica pesada, mantendo esse título por décadas, o bom é que o presente não está vivendo apenas de lembrança: o setor está forte e movimentando inúmeras empresas do transporte pesado. É um dos metros-quadrados da mecânica mais agitado ao longo da Rio-Bahia.

Nossa reportagem passa quase que diariamente pelo Bela Vista, e percebeu que tanto o lado direito, quanto do lado esquerdo da rodovia, mantém movimentação intensa de carretas (estacionadas e também entrando e saindo). Paramos para saber mais e fomos informados que há serviços de carretas e caminhões que só Muriaé faz, reforçado pela confiança, honestidade, profissionalismo, além do preço justo. E foi dito mais …. “aqui há profissionais da mecânica Scania, nível Brasil, muitos serviços quase que só aqui, ao longo de toda a rodovia. É possível mexer na carreta dos pneus ao teto e da cabine à traseira”.

Trazemos dois personagens, claro que há muitos outros grandes nomes da mecânica naquele trecho, mas eles estão entre os mais antigos da mecânica pesada e especializada do Bela Vista: Braguinha e Ferreirinha, profissionais da mecânica Scania em Muriaé que juntos com os demais, elevam o nome da cidade em o todo o Brasil.

O mecânico Braguinha, profissional Scania

Na Oficina do Braguinha (especialista Scania, trabalhou 25 anos na Covepe e tem 30 de profissão), ele fazia o embuchamento da barra de suspensão dianteira na carreta de um jovem caminhoneiro, o Rodrigo, de Leopoldina, mas que trabalha para transportadora de Laranjal. “Estou fazendo um serviço aqui, que em poucos lugares faz, e até mesmo pela confiança” disse o motorista que iria viajar para Recife. Outros caminhoneiros que cortam o país, também aguardavam atendimento.

Robson começou como autônomo e tem em seu time o pai Ferreirinha

Do ladinho, encontrei com mais dois profissionais, o Ferreirinha (mais de 50 anos de profissão, trabalhou 40 anos na Covepe) e que sabe até o dia em que começou na Mecânica Vidal: 17 de fevereiro de 1966; e o filho Robson (24 anos de profissão, autônomo desde 1996 e tem no time o pai), os dois, da Muriaé Freios, são altamente recomendados. “Muriaé tem muita gente boa neste setor, o nome é muito forte na mecânica. Nesta região estão pequenas, médias e grandes empresas (muitas especializadas em Scania) e autônomos prestando uma grande variedade de serviços. Muriaé é muito conhecida, pois mantém a tradição, temos muito conhecimento.

Nossa reportagem esteve também em oficinas tradicionais como os postos de molas, pintura, lanternagem e solda. Lembrando que o Bela Vista há ainda importantes lojas de acessórios e posto de combustíveis. Em outra oficina, o Felipe, especializado em lanternagem, pintura e fibra de vidro, trabalhava em duas carretas, e em poucos dias depois mandou as fotos do serviço, elas estavam novas de novo.

E por falar em tradição, fomos informados que a tradicional Covepe (Scania), conhecida em todo o Brasil neste eixo da BR-116, vai fazer 50 anos, em 2021.

Veja mais fotos…. clique em “Leia Mais”.

Ver Mais Notícias


7 Comments

  1. Obrigado ao Silvan Alves pela reportagem neste setor .Um trabalho bem feito é um trabalho em equipe. O trabalho é algo muito gratificante quando caminhamos juntos em uma mesma direção.
    Abraços Papinha Auto Peças e Serviços

    1. Você que ainda não descobriu os excelentes profissionais que temos para carros leves. Vai uma dica aí, Hernane da HB pneus, Vínícius da Mecânica do Vinícius no Santana e Zé Baixinho da Mecânica José Alves no São Pedro. Se você for clientes desses, nunca mais nem olha pra outra oficina. Excelentes serviços a preços justos.

  2. parabens por divulgar nosso trabalho de vital importancia para o meio social e comercial vamos esaltar tambem mecanica de tratores e maquinas industriais segmento de grande importancia no agro negocio que alavanca nosso paiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *