TG de Muriaé faz a Operação “Boina Verde”

Foi realizado nesta terça-feira (27) no Horto Florestal de Muriaé, a Operação Boina Verde, do Tiro de Guerra de Muriaé. 93 atiradores participaram da atividade que faz parte do Programa Regional de Instrução, contribuindo para a formação do Combatente Básico da Força Territorial.

“É um dos momentos mais aguardados pelos jovens Atiradores, pois representa a prática das instruções aplicadas nas instalações do TG, e que no final, eles farão jus ao uso da Boina Verde do Exército Brasileiro. A operação teve início às 07h da manhã com a marcha de 16 km, e em seguida uma jornada no horto florestal de Muriaé, com as instruções no terreno iniciando às 13h30 e terminando às 21h.

Dentre as instruções realizadas, destaca-se a aplicação de técnicas especiais nas pistas de progressão diurna, pista de transporte de feridos, pistas de cordas, pista de Higiene e Primeiros Socorros, e pista de orientação noturna (Azimute e distância).

O exercício exigiu dos Atiradores preparo físico, rusticidade, dedicação, força de vontade em transpor os obstáculos e determinação para cumprimento das missões, uma vez que a pandemia dificultou de certa forma o aprendizado, e só foi possível lograr êxito nas atividades previstas devido a conscientização de todos os envolvidos, sendo observadas todas as normas de controle em relação à pandemia do COVID 19″, informou para nossa reportagem o Subtenente Josemar.

Subtenente Josemar e o Sargento BM, Milane
Instrutor do TG, 1º Sargento EB, Adilson Lessa

A equipe foi composta pelos militares do Exército Brasileiro, Subtenente Josemar Gregório Guimarães, Chefe da Instrução do TG, pelo Instrutor do Tiro de Guerra 1º Sargento Adilson Lessa Faustino, pelos militares do Corpo de Bombeiros de Muriaé (equipe de seis militares) e uma equipe da Secretaria de Saúde (com apoio de ambulância).

“Agradecimento especial aos militares do Corpo de Bombeiros de Muriaé, pela montagem e aplicação da pista de cordas, à Secretaria Municipal de Saúde, pela cedência do médico Dr. Felipe Botelho e também pela ambulância, à secretaria Municipal de Urbanismo, pela cedência da área, e ao servidor municipal, Sr. Antônio de Lima, no apoio logístico” concluiu o Subtenente.

VEJA MAIS FOTOS… clique em “Leia Mais”

Ver Mais Notícias


3 Comments

  1. Bom dia! O Tiro de Guerra de Muriaé é um dos mais antigos de Minas Gerais. Tem exercido, ao longo dos anos, um importante trabalho para a formação da cidadania dos nossos jovens. Fruto de um acordo de cooperação entre o Exército Brasileiro e a Prefeitura Municipal. Neste sentido, como cidadão muriaeense,
    destaco meu reconhecimento ao Exército Brasileiro, pelo Braço Forte e Mão Amiga, e ao poder público municipal que têm cumprido brilhantemente o seu papel social. Parabéns também ao Silvan pela excelente matéria publicada!

  2. Que felicidade sempre relembrar do TG04016 do qual tive o privilégio de servir na turma de 1995. Sargento Otávio e Sargento Areias (Memória). Atirador Simões número 12 tive o prazer de ser escolhido Praça Mais Distinta do TG além de inúmeras operações com aquela turma abençoada. Serei sempre grato a Deus e ao Exército Brasileiro por ter sido escolhido dentro da Turma de 100 atiradores o Soldado Praça Mais Distinta. Obrigado amigos e irmãos de farda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *