ATENÇÃO: 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa termina no dia 30/11

“Quem não vacinar estará sujeito a multa e aquele que vacinar e não realizar a Declaração, também estará sujeito a multa. Os bovinos a serem vacinados são de até 24 meses de idade”.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa no estado de Minas Gerais teve início no dia 1º de novembro de 2020. Nesta etapa deverão ser vacinados os bovídeos (bovinos e bubalinos) com idade entre zero e 24 meses. Segundo o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o prazo para imunização se encerra no dia 30 de novembro e os produtores de Muriaé e região poderão acertar o cartão de vacinação no escritório seccional do IMA que fica no Prédio do Sindicato Rural, presente na parte baixa do Parque de Exposições Lael Varela ou diretamente no site do IMA www.ima.mg.gov.br

“É importante salientar que apesar das medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19) que ainda estão sendo realizadas, as atividades relacionadas à imunização contra as doenças que apresentam alto impacto comercial em saúde animal, como a Febre Aftosa serão mantidas. Por fim, reforçamos que o criador estará sujeito a multas de R$ 92,79 reais por cabeça por deixar de vacinar, e de R$18,56 por cabeça por deixar de comunicar a vacinação junto ao IMA”.

Como vacinar: ao adquirir a vacina a mesma deverá ser armazenada em caixa de isopor, com dois terços de seu volume em gelo para que a vacina não perca sua eficácia.

Para realizar a vacinação deve ser escolhido o horário mais fresco do dia e usar seringas e agulhas novas e higienizadas. O local da aplicação é no terço médio do pescoço (tábua do pescoço) por via subcutânea (abaixo do couro). Independentemente da idade, a dose é de 2 ml de vacina. As agulhas devem ser substituídas com frequência (a cada 10 animais), para evitar infecções e os frascos devem ser mantidos resfriados durante a operação.

Ver Mais Notícias


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *