MURIAÉ, TRATORES, REFERÊNCIA……

REPORTAGEM ESPECIAL – MURIAÉ-MG

A cidade de Muriaé é também um grande polo da mecânica de tratores, tanto agrícolas quanto industriais. As quatro oficinas presentes aqui prestam serviço num raio de 200 Km, chegando a vários municípios mineiros, capixabas e fluminenses. Demanda alta, devido ao preparo, credibilidade e dedicação dos profissionais deste setor.

Para fazer nossa reportagem especial da Mecânica de Tratores, procuramos primeiro dois veteranos do setor: O Zé Bica e o Ruy Veggi, ambos com décadas de experiência. Imagine um mecânico com 51 anos de profissão; o Zé Bica, que começou ainda rapaz quando se chamava José Sérvulo. Seu nome veio desta profissão e se tornou uma marca, uma empresa. Trabalhou por anos na empresa de tratores pioneira em Muriaé, veio da raiz, da J. Azevedo – Tratores Massey Ferguson – em Muriaé desde a Década de 70. Uma de suas marcas era e ainda é, manter profissionais bem treinados, com cursos em suas matrizes.

Graças a este profissionalismo, todos os mecânicos antigos ainda estão em plena atividade. Visitei a Zé Bica Tratores e lá, além de conhecer pessoalmente o tão falado Zé Bica, conhecemos também o filho, o Tiago do Zé Bica, considerado um grande nome da mecânica pesada de tratores e já apto para atender até mesmo as novas máquinas que estão chegando ao mercado, com alta tecnologia, com sistemas eletrônicos.

Ele já esteve em curso na empresa Caterpillar e para se manter atualizado, ele e o pai, frequentam anualmente as feiras ligadas ao setor, para ver o que está chegando de novo no mercado, como aconteceu na última visita à Agrishow, em Ribeirão Preto-SP, quando a Massey Fergunson lançou um trator 100% eletrônico (tais visitam somam, ajudam no contato direto com profissionais já especializados em novos equipamentos e permite a troca de experiência).

A demanda na mecânica de tratores é tão grande que o setor chega a não dar conta, pois os profissionais viajam constantemente à longa distância (em um raio de 200 Km) para fazer serviço (Norte do Espírito Santo e Região Serrana do Rio de Janeiro e cidades de Minas). “Acompanho o pai a vida inteira, começamos atendendo ambulante no carro; a demanda foi aumentando e conseguimos comprar um barracão e estamos neste ponto há 25 anos e sempre com um serviço de qualidade e com responsabilidade. Não podemos fugir disso, é nossa marca, tudo em respeito ao cliente”, disse Tiago.

Trabalhar no campo chega a ser ruim para a empresa, devido ao tempo que leva pra ir e voltar, mas um grande benefício para o proprietário do equipamento que não precisa transportá-lo até Muriaé, isso iria encarecer muito.

Em outra visita chegamos a outro “templo” da mecânica de tratores, a Tratores Muriaé, e lá conhecemos Ruy Veggi, 46 anos trabalhando com tratores e que também veio da J. Azevedo.

Na parede de seu escritório, que não pode ser luxuoso devido ao trabalho pesado deste tipo de mecânica, está uma série de certificados oriundos de treinamentos especializados feitos nas fábricas de tratores nas últimas décadas, como na J. Azevedo. Olhos brilhantes e fixos nas recordações, vitórias e as glórias.

Com ele está o sócio Rui Barbosa (o Ruizinho), grande profissional do setor, juntos formam uma equipe de atendimento especializado que vai da mecânica à reforma dos tratores na oficina e no campo.

Ruy Veggi chama os colegas antigos de profissão, de ícones da mecânica, e ressalta que a mecânica de tratores de Muriaé está preparada para trabalhar em máquinas agrícolas tradicionais, máquinas industriais (de particulares, prefeituras e construção civil), bem como as máquinas eletrônicas que chegam no mercado. Todos estão buscando mais conhecimento para não deixar ninguém na mão. É mais um admirador e frequentador da Agrishow, em Ribeirão Preto-SP. Sai de lá encantado e mais experiente.

CONTINUE ACOMPANHANDO nossa Reportagem Especial… Clique em “Leia Mais”

Além da mecânica, essas oficinas fazem o trabalho de reforma, solda, pintura (alguns serviços já terceirizados) devido a demanda. Muriaé possui quatro oficinas, empresa de revenda, concessionária de usados e lojas de acessórios (setor completo e de referência).

Passamos também pela empresa de tratores pioneira de Muriaé, a J. Azevedo e lá encontramos Dorneles Francisco, 53 anos na casa. Lá ele começou jovem, se tornou sócio com participação na pioneira.

A J. Azevedo foi fundada em 01 de julho de 1967, em Bom Jesus do Itabapoana-RJ. Em 1970 abriu filial aqui em Muriaé: Revenda Autorizada Massey Fergunson, que trabalha ainda com variedade de implementos de várias marcas e tem oficina autorizada em Muriaé, Bom Jesus do Itabapoana-RJ, Itaperuna-RJ e Cachoeira do Itapemirim-ES, atendendo a Zona Mata mineira, estado do RJ e ES, com mecânicos treinados na fábrica, tanto no serviço com tratores quanto de implementos.

“Sempre surgem lançamentos e nossos mecânicos estão sendo treinados para isso, bem como os vendedores, pois se trata de uma tecnologia avançada que está chegando ao mercado. Os tratores estão em constante evolução, principalmente de 2010 pra cá, chegando até quatro lançamentos a cada dois anos”, disse o veterano na Revenda de Tratores Massey Ferguson.

Foi tanta informação, que dava para escrever um livro. Tudo passado com muito gosto e orgulho por esses profissionais de equipamentos brutos, pesados, representando aqui todos os demais da classe, pilares que sustentam a referência dos setor em Muriaé.

Ver Mais Notícias


4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *