DA VIOLA AO CANTO LÍRICO

REPORTAGEM ESPECIAL – MURIAÉ-MG

Você conhece o cantor João Paulo? João Paulo, cantor e compositor muriaeense, premiado em festivais de viola na região, é conhecido por cantar em bares, festas e eventos. A novidade é que este ano o artista fez dois vídeos de Canto Lírico. João Paulo é aluno do Curso Técnico em Canto Lírico do Conservatório Estadual de Música “Lia Salgado”, em Leopoldina-MG. Os vídeos tiveram finalidade de apresentação avaliativa. Vamos saber mais sobre o cantor, que tem origem rural.

Site Silvan Alves: João Paulo, como você começou a cantar? JP: Primeiramente, meu fraterno abraço, Silvan Alves, e um abraço também a todos que acessam o Site e suas redes sociais. Comecei a cantar aos 14 anos, com meu irmão Adilson. A gente cantava forró e música raiz em festas na região. Essa dupla durou até 2012. Com o nascimento da filha, Adilson decidiu deixar a cantoria. Paralelamente, comecei a fazer shows de voz e violão. Era o início do trabalho solo que faço hoje em dia. Se for somar tudo, desde que começamos, já faz 22 anos que trabalho com música.

Site Silvan Alves: Você canta em que tipo de ambiente? JP: A música é democrática e, como tal, assim somos nós cantores. Não há um tipo específico de ambiente ou evento, mas são ambientes e eventos comuns, como bares e restaurantes, aniversários, festas religiosas, casamentos, confraternizações, exposições, festivais, carnavais… Como diz o trecho de uma música: “Todo artista tem de ir aonde o povo está…”. Então, onde chamar para cantar, é o lugar aonde vou!

Site Silvan Alves: Qual estilo de música melhor identifica você? JP: Pergunta interessante!!! Interessante porque vivemos em um tempo em que é comum rotular os artistas. Mas acho difícil me rotular… Tenho origem rural, ligação com o mundo rural e com a música rural (caipira ou raiz), com o forró e com a música popular que toca nas rádios e na televisão. Acho também que a música internacional influenciou, pois a ouvia frequentemente nas rádios e na TV durante a infância e adolescência. Mas não tenho preconceito quanto a ritmos musicais. Apenas gosto de música bonita, com letra e melodia que façam sentido e que tragam emoções aos ouvintes. Sou “cantor popular”.

Site Silvan Alves: E por que você teve a iniciativa de cantar músicas conhecidas e interpretadas por grandes nomes como Andrea Bocelli e Luciano Pavarotti? JP: O interesse é devido à qualidade vocal e musical desses grandes cantores e à beleza das obras que ambos interpretam. Andrea Bocelli e Luciano Pavarotti são cantores respeitados mundialmente e, em especial, Pavarotti, que teve formação e trajetória no canto lírico. São referências para cantores de todo o mundo. Aí é uma parte interessante da minha formação, que está em construção.

Com o passar dos anos e com a observação de gravações de shows que eu fazia, notei que precisava evoluir como cantor… Então fiquei sabendo que havia um curso técnico em canto lírico em Leopoldina-MG. Entrei em contato com o Conservatório e me matriculei no curso. Eu ia três vezes por semana assistir às aulas teóricas e práticas. Era cansativo, mas prazeroso. Tive como professor principal Ronaldo Apolinário e também vários outros professores e professoras tão importantes quanto ele e que fizeram e fazem parte dessa formação.

Agora estou na reta final desse curso e vejo a evolução que aconteceu na voz e no canto. Ainda há muito o que melhorar, mas o primeiro passo foi dado. Esses vídeos foram feitos para o Conservatório de Leopoldina, com intuito de ser uma apresentação avaliativa, como um recital. Mas, devido à pandemia, não pôde ser ao vivo, no palco, como de costume. Então foi feito no estúdio de um amigo (Panda Studio).

Deixo meu agradecimento a toda a equipe do Conservatório Estadual “Lia Salgado”, de Leopoldina-MG e, em especial, à Diretora Simone Seoldo e ao meu professor de prática de canto Ronaldo Apolinário. E a você, Silvan Alves, meu agradecimento pelo apoio dado à classe artística de nossa cidade e região. Você é um homem de visão e coragem, pioneiro no ramo que trabalha. Nossa reverência enquanto classe artística a você e ao seu legado no trabalho que desempenha. Grande abraço a todos e todas, João Paulo.

Ver Mais Notícias


11 Comments

  1. Primeiramente, uma pessoa agradabilíssima, sempre. Um grande profissional da música, sempre surpreendendo e aprimorando-se, como informa a matéria. Um artista local que merece todo o reconhecimento da comunidade muriaeense; ainda veremos grandes conquistas e vitórias pessoais de João Paulo, meu amigo e colega de trabalho. Um grande abraço, João Paulo! Persista na caminhada e no bom combate! Você vai longe!

  2. Fico muito feliz pelo brilhante profissionalismo de meu ex aluno lá atrás, no Ensino Fundamental. Parabéns pela investimento com qualidade na sua carreira. Torço muito por você e espero em breve poder ouvir suas lindas melodias líricas ou popular. Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *