DA VIOLA AO CANTO LÍRICO

REPORTAGEM ESPECIAL – MURIAÉ-MG
Você conhece o cantor João Paulo? João Paulo, cantor e compositor muriaeense, premiado em festivais de viola na região, é conhecido por cantar em bares, festas e eventos. A novidade é que este ano o artista fez dois vídeos de Canto Lírico. João Paulo é aluno do Curso Técnico em Canto Lírico do Conservatório Estadual de Música “Lia Salgado”, em Leopoldina-MG. Os vídeos tiveram finalidade de apresentação avaliativa. Vamos saber mais sobre o cantor, que tem origem rural.
Site Silvan Alves: João Paulo, como você começou a cantar? JP: Primeiramente, meu fraterno abraço, Silvan Alves, e um abraço também a todos que acessam o Site e suas redes sociais. Comecei a cantar aos 14 anos, com meu irmão Adilson. A gente cantava forró e música raiz em festas na região. Essa dupla durou até 2012. Com o nascimento da filha, Adilson decidiu deixar a cantoria. Paralelamente, comecei a fazer shows de voz e violão. Era o início do trabalho solo que faço hoje em dia. Se for somar tudo, desde que começamos, já faz 22 anos que trabalho com música.
Site Silvan Alves: Você canta em que tipo de ambiente? JP: A música é democrática e, como tal, assim somos nós cantores. Não há um tipo específico de ambiente ou evento, mas são ambientes e eventos comuns, como bares e restaurantes, aniversários, festas religiosas, casamentos, confraternizações, exposições, festivais, carnavais… Como diz o trecho de uma música: “Todo artista tem de ir aonde o povo está…”. Então, onde chamar para cantar, é o lugar aonde vou!
Site Silvan Alves: Qual estilo de música melhor identifica você? JP: Pergunta interessante!!! Interessante porque vivemos em um tempo em que é comum rotular os artistas. Mas acho difícil me rotular… Tenho origem rural, ligação com o mundo rural e com a música rural (caipira ou raiz), com o forró e com a música popular que toca nas rádios e na televisão. Acho também que a música internacional influenciou, pois a ouvia frequentemente nas rádios e na TV durante a infância e adolescência. Mas não tenho preconceito quanto a ritmos musicais. Apenas gosto de música bonita, com letra e melodia que façam sentido e que tragam emoções aos ouvintes. Sou “cantor popular”.
Site Silvan Alves: E por que você teve a iniciativa de cantar músicas conhecidas e interpretadas por grandes nomes como Andrea Bocelli e Luciano Pavarotti? JP: O interesse é devido à qualidade vocal e musical desses grandes cantores e à beleza das obras que ambos interpretam. Andrea Bocelli e Luciano Pavarotti são cantores respeitados mundialmente e, em especial, Pavarotti, que teve formação e trajetória no canto lírico. São referências para cantores de todo o mundo. Aí é uma parte interessante da minha formação, que está em construção.
Com o passar dos anos e com a observação de gravações de shows que eu fazia, notei que precisava evoluir como cantor… Então fiquei sabendo que havia um curso técnico em canto lírico em Leopoldina-MG. Entrei em contato com o Conservatório e me matriculei no curso. Eu ia três vezes por semana assistir às aulas teóricas e práticas. Era cansativo, mas prazeroso. Tive como professor principal Ronaldo Apolinário e também vários outros professores e professoras tão importantes quanto ele e que fizeram e fazem parte dessa formação.
Agora estou na reta final desse curso e vejo a evolução que aconteceu na voz e no canto. Ainda há muito o que melhorar, mas o primeiro passo foi dado. Esses vídeos foram feitos para o Conservatório de Leopoldina, com intuito de ser uma apresentação avaliativa, como um recital. Mas, devido à pandemia, não pôde ser ao vivo, no palco, como de costume. Então foi feito no estúdio de um amigo (Panda Studio).
Deixo meu agradecimento a toda a equipe do Conservatório Estadual “Lia Salgado”, de Leopoldina-MG e, em especial, à Diretora Simone Seoldo e ao meu professor de prática de canto Ronaldo Apolinário. E a você, Silvan Alves, meu agradecimento pelo apoio dado à classe artística de nossa cidade e região. Você é um homem de visão e coragem, pioneiro no ramo que trabalha. Nossa reverência enquanto classe artística a você e ao seu legado no trabalho que desempenha. Grande abraço a todos e todas, João Paulo.
É isso aí, João Paulo. O que já era bom ficou ainda melhor. Parabéns!
J P é nota 1000. Quem iria gostar muito de ver seria o Professor Luiz Gonzaga! Bela Reportagem! Parabens! A todos.
Primeiramente, uma pessoa agradabilíssima, sempre. Um grande profissional da música, sempre surpreendendo e aprimorando-se, como informa a matéria. Um artista local que merece todo o reconhecimento da comunidade muriaeense; ainda veremos grandes conquistas e vitórias pessoais de João Paulo, meu amigo e colega de trabalho. Um grande abraço, João Paulo! Persista na caminhada e no bom combate! Você vai longe!
Parabéns! Meu irmão! Reunindo vocação e agora muito conhecimento técnico.
Muito lindo! É isso aí.
Cara espetacular, merece todo o sucesso, parabéns João Paulo.
Fico muito feliz pelo brilhante profissionalismo de meu ex aluno lá atrás, no Ensino Fundamental. Parabéns pela investimento com qualidade na sua carreira. Torço muito por você e espero em breve poder ouvir suas lindas melodias líricas ou popular. Sucesso!
Parabéns a você João Paulo, sempre dedicado, perseverante e inteligente, desde os tempos escolares como sua professora de anos finais. Esperamos em breve poder ouvir sua voz maravilhosa nos shows com músicas populares e líricas animando o público. Sucesso na bela inovação!
Ele é realmente muito bom!
Parabéns, João Paulo, pelo talento e pela dedicação! Parabéns, Silvan Alves, por valorizar o artista da casa!
Parabéns, excepcional….