Todos os 853 municípios de MG já vacinam contra a Covid. Vacinação chega também aos indígenas

Os 853 municípios mineiros já receberam a vacina e iniciaram a imunização do grupo prioritário da primeira fase do Plano Nacional de Imunização, do governo federal, contra a covid-19. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (22/1) pelo Secretário de Estado de Saúde, o médico neurocirurgião Carlos Eduardo Amaral, durante coletiva de imprensa.

Todo o processo foi iniciado na última segunda-feira (18/1), com a saída dos lotes do imunizante do Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, e chegada no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, no mesmo dia. De forma imediata, as vacinas foram transferidas para a Rede de Frios, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

A população indígena que vive em aldeias já está sendo imunizada contra a covid-19 em Minas Gerais. Moradores das 85 comunidades estão recebendo a vacina, repassada às Regionais de Saúde pelo Governo do Estado. Neste primeiro momento, foram encaminhadas mais de 7 mil doses para serem distribuídas a esse grupo prioritário.

A liderança indígena Ãngohó Pataxó Hã Hã Hãe foi uma das pessoas a ser imunizada. Ela conta que contraiu o coronavírus em julho e chegou a ficar internada por 15 dias. “A vacinação é muito importante para que a doença não devaste nosso povo. Quando tive covid-19, outras 21 pessoas da aldeia também tiveram, incluindo nosso ancião, de 89 anos, que está curado após dois meses no hospital. Não podemos ter medo de tomar as doses”, reforça.

Territórios: As terras indígenas estão espalhadas por 19 municípios mineiros: Açucena, Araçuaí, Bertópolis, Caldas, Campanário, Carmésia, Coronel Murta, Guanhães, Itacarambi, Itapecerica, Ladainha, Martinho Campos, Pompéu, Presidente Olegário, Resplendor, Santa Helena de Minas, São João das Missões, São Joaquim de Bicas e Teófilo Otoni.

A vacinação contra covid-19 nas aldeias em Minas Gerais teve início na última quarta-feira (20/1), com a população da aldeia Brejo Mata Fome, que vive em São João das Missões, no Norte do estado. O cacique Domingos Xakriabá foi o primeiro a ser vacinado.

Ver Mais Notícias


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *