A beleza e os desafios do Pico do Itajuru

REPORTAGEM ESPECIAL – BELISÁRIO/MURIAÉ-MG

Nossa reportagem acompanhou neste domingo (07), um grupo de aventureiros em uma escalada ao Pico do Itajuru (1.565 m de altitude), localizado ao Sul do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, no distrito de Belisário, a 34 Km de Muriaé.

Os desafios que começam na subida, pois é um dos picos mais radicais da região, pelo fato de possuir trilhas ainda bem fechadas, subidas de 5 Km e com pontos ingrimes; se estende também para o setor de turismo.

O Pico do Itajuru é um dos pontos mais visitados de Muriaé e região, se tornou um cartão postal do turismo de natureza (trekking e escalada). Aos poucos o turismo vai se consolidando, mas para isso, é preciso também de investimento público e maior participação da comunidade.

A parte da comunidade já vem sendo feita. Belisário já sente mudanças em um curto período de tempo: há investimentos em restaurantes, pousadas e até em uma agência de turismo para caminhadas e subidas ao Pico, uma iniciativa do belisarense, Silvan Vital. E por falar em verde, há outra iniciativa, a Verde Aventuras Turismo, do belisarense, Eliab Souza Clemente, que recebe em sua casa de campo, pessoas que gostam de curtir a natureza e da preservação. Eliab criou também o Café Colonial (em breve uma reportagem com mais detalhes).

Uma equipe da Fundarte de Muriaé, ligada ao Turismo e Desenvolvimento Econômico já esteve em Belisário por mais de uma vez, e tem propostas concretas de projetos e investimentos que podem ajudar a alavancar o turismo de natureza.

Recentemente o prefeito de Rosário da Limeira, José Maria, esteve na zona rural do distrito de Belisário para se inteirar melhor do turismo de natureza, pois seu município tem muitas belezas naturais. Para isso, fez o primeiro contato com quem já conhece esta área, vai formar uma equipe em sua cidade e em breve Rosário da Limeira também deve fazer parte do circuito de caminhadas, trilhas, escaladas, visitas a cachoeiras, passeios de bike.

Veja mais fotos da visita ao Pico do Itajuru…. Clique em “Leia Mais”

Ver Mais Notícias


4 Comments

  1. Obrigado a todos por mais uma escalaminhada ao Itajuru,com direito a certificado!
    grupo bacana focado e amigo!
    Gratidão VITAL ECOTURISMO.
    e a vc xara pelo apoio!
    os certificados vou enviar no e-mail!
    gratidão Silvan vital.
    vital ecoturismo.

  2. Até hoje prefeitura de Muriaé nunca preocupou.em.fazer uma infraestrutura para pico Itajuru não vai ser agora, quem tem fazer é estado IEF que rege o parque, em Ervália o parque municipal pico do cruzeiro e lindo investimento municipal , foi feito em 2008.

  3. Parabéns amigos Silvan e Cleber.
    Agua em Pedra dura, tanto bate até que fura. Um dia, se Deus quiser teremos um sonho realizado, pois, o que não falta é empenho. O empenho de meu conterrâne, prefeito Zé Maria, acho muito importante, quem sabe fazendo uma parceria com o prefeito de Muriaé, que poderiam juntos asfaltar a estrada Rosário da Limeira à Belisário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *