A bela e longa caminhada entre a cidade de Muriaé e o turístico distrito de Belisário

30,5 KM – PARTIDA: CRISTAL TEMPER  CHEGADA: PRACINHA DE BELISÁRIO

REPORTAGEM ESPECIAL – MURIAÉ-MG

Nossa reportagem fez uma caminhada por uma das regiões mais bonitas e turísticas do município de Muriaé, passando pelo Vale do Fumaça, Usina da Fumaça, São Domingos e distrito de Belisário. O ponto de partida em Muriaé, com o colega Silvan Vital, que é brigadista e guia turístico, foi no Bela Vista, na empresa de vidros, Cristal Temper. Saímos às 07h29 e a frente estavam 30,5 Km de caminhada totalmente em estrada de chão. Para incentivar, colocamos anteriormente, uma fita verde a cada 5 Km, que foram sendo recolhidas ao longo do caminho.

Na Usina da Fumaça estava a 3ª e na chegada de Belisário a 6ª e última. O percurso foi concluído em 7h34, com as pequenas e médias paradas e mais 1h gasta com paradas maiores para o lanche reforçado e saboroso na Usina da Fumaça (meio da viagem), no Restaurante do Sr. Eder e esposa (casal 1.000) e reportagem em São Domingos com o pastor Sebastião, que é pintor e artesão.

Duas personalidades da zona rural de Muriaé, Sr. Eder e a esposa
A linda vista da comunidade de São Domingos
O pastor, pintor e artesão, Sebastião, em São Domingos

Pelo caminho, o visual do Rio Fumaça cortando a região alta (757 m de altitude em seu ponto máximo); as fazendas de gado leiteiro, a grande plantação de seringueiras, os animais, os sítios, a bela Cachoeira da Usina, a passagem pela estrada dentro da mata; as ruínas de uma escola municipal, os cruzamentos diversos que exigem placas para orientar o usuário; o planalto da região de acesso a Babilônia, Pombal, Rosário da Limeira e São Domingos e ainda o belo cenário aos fundos, composto pelo Pico do Itajuru e Pico da Graminha. Na jornada, o encontro com o povo rural simpático, trabalhador e receptivo.

A Cachoeira da Usina do Fumaça é vista de longe

Na chegada a Belisário o agradecimento a Deus, uma pequena corrida de uns 30 metros e as fotografias da comunidade.

Nosso destino, distrito de Belisário
De Belisário, uma bela vista do Pico do Itajuru
A chegada a Belisário: 30,5 Km

Ao fazer um percurso longo como este, entre outras coisas (vai de acordo com a capacidade, a saúde de cada pessoa) é preciso gostar, estar preparado, usar calçados e roupas confortáveis, alimento leve e adequado a este tipo de atividade, mochila leve e não ter pressa. Ir sempre com otimismo e curtindo a natureza.

VEJA MAIS FOTOS E A BELEZA NATURAL… Clique em “Leia Mais”

Ver Mais Notícias


16 Comments

  1. QUE BELA CAMINHADA ,QUE REQUER ATITUDE,FOCO E OBJETIVO (RESISTÊNCIA ) JÁ ESTAMOS PLANEJANDO BELISARIO ATÉ USINA DA FUMAÇA 17K COM TODA LOGÍSTICA!
    OBG XARA POR MAIS UMA AVENTURA JUNTOS!
    SILVAN VITAL.

  2. Parabéns Silvan, linda reportagem. Obrigado por divulgar as belezas da nossa região, pena que não lhe encontrei em São Domingos. Abraço.

  3. Meu irmão já fez muito esse percurso de caminhada e ia até o pico e voltava caminhando no dia seguinte.
    Tirava o chapéu para ele e para vocês que fazem esse percurso. Meus parabéns! Só de ver as imagens deu pra lembrar de meu irmão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *