Paralisação do transporte rural de alunos da rede municipal de ensino traz preocupação

Alunos da rede pública municipal amanheceram sem o transporte escolar gratuito fornecido pela Prefeitura de Muriaé. A situação repercutiu e trouxe preocupação, principalmente para os beneficiados e as empresas de todos os distritos, que prestam este serviço rural. As informações oficiais dão conta que esta paralisação dos serviços seria por dois dias.

Em contato com uma das empresas prestadora de transporte de aluno da zona rural, nossa reportagem foi informada nesta manhã de quinta-feira (21), que havia sido exigida a formação de uma Cooperativa para que pudessem participar de nova licitação, o que teria sido feito, mas no momento foi alegado que falta documentação, sendo a mesma desabilitada.

A Cooperativa criada seria composta por 26 empresas e 45 veículos. “Olha quantos alunos estarão ficando sem o transporte, e só em um dos distritos, mais ou menos, estão frequentando as aulas presenciais cerca de 80 alunos. Se a empresa vencedora ganhou, ela tem que transportar, trabalhamos até o dia de ontem, onde o nosso vínculo com a Prefeitura venceu. Mas acreditamos no diálogo. O presidente da Cooperativa já esteve reunido na Prefeitura, mas nada foi definido ainda, por isso hoje paramos aqui também” relata uma das empresas que faz parte da Cooperativa. O transporte beneficia também alunos da rede estadual.

VEJA NOTA OFICIAL DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO: “A Secretaria Municipal de Educação, (SME) de Muriaé informa que, em razão da não renovação do contrato emergencial de transporte escolar e da não conclusão do processo licitatório, excepcionalmente, nos dias 21 e 22 de outubro, não será possível fornecer o transporte escolar terceirizado aos alunos da rede municipal.

Nesta oportunidade, informa que no referido período, a SME, juntamente com a Secretaria Municipal de Administração, dará forma alternativa para a retomada regular do transporte”.

Ver Mais Notícias


23 Comments

  1. Um absurdo o que está sendo feito. Sempre houve total dedicação desses funcionários. Um descaso total com a população de Muriaé.

  2. O PREFEITO DE MURIAÉ SÓ CONHECE UMA COISA ……. QUE A JUSTIÇA DE DEUS POSSA VIM, ELE TÁ TIRANDO DA BOCA DE QUEM NÃO TEM …
    ATÉ QUANDO????

  3. DESCADO COM A POPULAÇÃO RURAL. ISSO É UMA ABSURDO.
    ATÉ QUANDO A GANACIA VAI SER A MAIOR PRIORIDADE …

  4. Uma vergonha e falta de fiscalização dos vereadores na prestação do contrato de serviço para os estudantes da zona rural de Muriaé, MG. Mas como o interesse PRIVADO e maior que o interesse público… deu nisso…. começo errado o processo. Outra empresa do mesmo grupo de pessoas vai assumir cobrando mais caro! Um absurdo para a EDUCAÇÂO do povo!

  5. Isso e um absurdo ,aqui no macuco a mais ou menos 20 anos q é a mesma pessoa faz a linha do macuquinho e temos total confiança nele agora vem uma empresa de outro estado q ninguém conhece com a permissão do prefeito e toma conta

  6. Moro na Zona rural de Belisario,com estradas de dificil acesso, as crianças vão para a escola no distrito a 10 ou 20 km de distancia, os transportes rurais de Belisario sempre trabalharam com sol ou chuva, poera ou barro, em situações de estradas lamentáveis. E hoje os transportes nao buscaram, e fomos informados pelo motorista que a prefeitura rompeu o contrato com os transportadores locais, E agora as crianças ficaram sem aulas?
    Agora com a volta as aulas durante a pandemia, com as mais dificuldades, estava tudo indo bem. E agora,ao contrário de a Prefeitura melhorar o acesso ás escolas, melhorar as estradas. Simplesmente tira os transportes das comunidades rurais,as crianças esperaram o transporte hoje debaixo dessa chuva pra nada, todos estão indignados e sem reação diante de uma situação desprezível. Onde estão as melhorias? Só recebemos regresso desse governo.
    Estamos em pandemia, melhorem o acesso por favor, se possivel voltem com os antigos tranportadores, já sabem lidar com estas estradas horríveis. Só conhece a situaçao quem vive aqui, Eu usei estes transportes quando estudava e nunca teve problema, os transportadores sempre foram confiáveis e conhecidos por todas as familias da região. OBRIGADA PELA ATENÇÃO. BOM DIA A TODOS.

  7. Simplesmente um absurdo. Há quanto tempo são estas empresas que levam nossas crianças pras escolas?
    e agora de uma hora pra outra, resolvem tirar os motoristas que conhecemos a anos e confiamos em deixar nossas crianças e adolescentes na companhia dos mesmos, pra colocar pessoas desconhecidas, que nem da nossa região é. Como você se sentiria deixando seu filho menor de idade na companhia de alguém que você não conhece, tendo em vista o mundo que estamos? Principalmente pra nós, moradores da zona rural que necessita deste serviço.
    Isso não esta certo, além de descartar profissionais capacitados para o cargo, colocam nossas crianças em risco, pois não conhecemos quem irá assumir nosso transporte escolar. É questão de educação e segurança também, principalmente segurança das nossas CRIANÇAS!!

  8. Eu não concordo com o governo tá fazendo Por que os motoristas já estão na linha do transporte escolar a 10 anos e a gente tem toda a confiança nele e agora o Governo está querendo colocar nossos filhos nas mãos de estranhos Eu sinceramente não concordo

  9. *Eu não concordo com o governo tá fazendo Por que os motoristas já estão na linha do transporte escolar a 10 anos e a gente tem toda a confiança nele e agora o Governo está querendo colocar nossos filhos nas mãos de estranhos Eu sinceramente não concordo*

  10. Eu achei uma falta de vergonha na cara do governo por quê os motores da geração estão há 10 anos na linha de transporte escolar e e nós o confiamos nele mas agora vou ver ele tá querendo colocar nossos filhos na mão de estranho eu não concordo

  11. Bom dia, me chamo Brena sou de Pedra Alta zona rural do distrito de Belisário!
    Sou estudante da Escola Estadual Pedro Vicente De Freitas e infelizmente nós alunos residentes na zona rural estamos sem o fornecimento do transporte escolar devido uma paralisação ordenada pela prefeitura.
    Depois de quase 2 anos sem frequentar as aulas presenciais devido a pandemia, nós alunos sofreremos mais uma vez com essa situação! Uma vergonha para a prefeitura de Muriaé.
    A prefeitura está apoiando uma nova empresa de Campos RJ, onde essa não possui a capacidade necessária para transportar os alunos!
    Hoje essa empresa de Campos deveria começar os trabalhos e transportar os alunos, mais infelizmente ficamos esperando e simplesmente não vieram, uma tremenda falta de compromisso.
    Eu como aluna que presenciei a empresa anterior, posso afirmar com toda certeza que eram muito bem capacitados, com muito compromisso e muita responsabilidade.
    Nosso motorista João Paulo está conosco á 10 anos e não se tem nenhuma reclamação do seu trabalho, pois sempre garantiu o bem estar de todos os alunos.
    Estamos indignados com essa situação!
    EDUCAÇÃO MERECE RESPEITO, MERECE PRIORIDADE!

    1. Bom dia!

      Esta denúncia precisa chegar ao Ministério Público! Por meio da Associação Rural para que os fiscais do contrato apresentem pública resposta a este problema. Infelizmente os Vereadores da Câmara Municipal de Muriaé estão de “olhos fechados” para isto! Ou não tem assessoria… ou estão do lado do Empresariado!

  12. Bom dia a todos , me chamo Brena sou de Pedra Alta zona rural do distrito de Belisário!
    Sou estudante da Escola Estadual Pedro Vicente De Freitas e infelizmente nós alunos residentes na zona rural estamos sem o fornecimento do transporte escolar devido uma paralisação ordenada pela prefeitura.
    Depois de quase 2 anos sem frequentar as aulas presenciais devido a pandemia,  nós alunos sofreremos mais uma vez com essa situação! Uma vergonha para a prefeitura de Muriaé.
    A prefeitura está apoiando uma nova empresa de Campos RJ, onde essa não possui a capacidade necessária para transportar os alunos!
    Hoje essa empresa de Campos deveria começar os trabalhos e transportar os alunos, mais infelizmente ficamos esperando e simplesmente não vieram, uma tremenda falta de compromisso.
    Eu como aluna que presenciei a empresa anterior, posso afirmar com toda certeza que eram muito bem capacitados, com muito compromisso e muita responsabilidade.
    Nosso motorista está conosco á 10 anos e não se tem nenhuma reclamação do seu trabalho, pois sempre garantiu o bem estar de todos os alunos.
    Estamos indignados com essa situação!
    EDUCAÇÃO MERECE RESPEITO, MERECE PRIORIDADE!

  13. Bom dia !
    Sou a Gabrielly sou da Comunidade de Santa Catarina, zona rural do distrito de Belisário.
    Sou estudante da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, e hoje tivemos a lamentável notícia que nosso transporte escolar foi suspenso, e como nós ficaremos? Logo depois de 2 anos sem aula devido a pandemia, tinhamos esperanças das coisas melhorarem, de voltarmos aos estudos presenciais, nosso transporte é suspenso, hoje era para os novos tranportadores vim buscar os alunos, mas isso não aconteceu, os alunos ficaram esperando no ponto para transporte nenhum aparecer, além disso vão colocar pessoas totalmente desconhecidas para nos transportar, pessoas que não sabemos se podemos ter confiança, se os pais podem confiar em mandar seus filhos para escola em segurança.
    Temos uma estrema confiaça no nosso transportador, que ja esta com a gente a 10 anos, nos levando para a escola faça sol, ou faça chuva, as estradas em uma situação precária, e nosso transportador nos transportando para que possamos ter um acesso a Educação descente, trocar de tranportador sem aviso prévio aos pais e aos estudantes e um desrespeito extremo, e com essa situação nós alunos ficaremos sem ir as aulas, até quando vamos ficar pagando o  pato, cade nossos direitos?
    Como estudante, eu tenho direito a estudo, nós estudantes temos os nosso direitos, suspender os transportes escolarem sem aviso aos pais e aos próprios estudantes e uma grande falta de respeito a Educação.
    *NÓS TEMOS DIREITO AOS ESTUDOS. CADE O RESPEITO COM A EDUCAÇÃO, AOS PAIS E ALUNOS?*

  14. Indignação e o q estamos sentindo , fomos pegos de surpresa com essa notícia . Depois de 10 anos simplesmente tiram nossos transportadores e querem q confiamos nossos filhos a pessoas de fora ,em meio a tantas coisas ruins q temos recebido em nosso país mais uma notícia dessa da prefeitura obrigada a vcs da prefeitura afinal e assim q agradecem nossos votos …..repúdio a vcs q fazem uma coisa assim sem nós dar o direito de opinar afinal os filhos são nossos o de vcs claro não precisam de transporte público né

  15. Absurdo o q a prefeitura de muriae fez, deixando alunos da zona rural esperando transporte debaixo de chuvas, dá prioridade a empresa de campos, que descaso com os alunos, com nossos tranportadores q ha 10 anos levam as crianças com segurança pra escola, não vamos aceitar isso,vamos todos, pais, alunos, diretores e transportadores a prefeitura,mostrar pra esse prefeito que não queremos transportadores que não conhecemos levar as crianças, tem que continuar os que já estavam no transporte, elegemos senhor José Brás. É assim que nos retribui ???

  16. Boa tarde, vim falar sobre o que a prefeitura de Muriaé está fazendo, com os nossos transportadores, eles estão querendo tira os nossos transportadores e colocar outros transportadores de campos Rio de janeiro no lugar ninguem conhece,mais não queremos outro, queremos os nossos transportadores que estão com a gente a mais de 10 anos,e nos só confiamos nos nossos transportadores que sempre cuidaram dos alunos com tanto cuidado. E hoje os alunos ficaram no ponto esperando o transporte, mais eles não buscaram, cadê a responsabilidade. Os nossos transportadores são os melhores e não queremos ninguém no lugar deles.
    O que a prefeitura está fazendo e uma grande injustiça!
    EDUCAÇÃO MERECEM RESPEITO, MERECE PRIORIDADE!!

  17. Boa tarde, o que a prefeitura de Muriaé está fazendo e uma grande injustiça com os nossos transportadores, tirando pessoas boas para colocar no lugar pessoas que nem conhecemos.
    O que a prefeitura está fazendo e uma grande injustiça!
    EDUCAÇÃO MERECE RESPEITO, MERECE PRIORIDADE!!

  18. Sou Valdirene mãe de aluno que depende do transporte escolar, essa situação é um descaso com a população pois na hora do voto eles vem até nós,mas procurar saber da nossa opinião sobre o transporte não vêm,.a anos esses motoristas e amigos cuidam dos nossos filhos ,e agora eles querem que deixamos nossos filhos na mão de estranhos. você que tem um filho começando ir pra escola esse ano, teria tranquilidade em mandar seu filho com um desconhecido?

  19. A lei de licitação não preconiza que o prestador tenha X anos de serviço. Ganha quem fizer o serviço mais barato. Se o prefeito não faz licitação, ele descumpre as leis de contratação para um serviço público. Deveria ser melhor organizado para que tenha uma licitação antes do contrato de quem está prestando o serviço vença e quem vencer a licitação tenha tempo hábil de organizar seu trabalho e que não tenha corte do fornecimento do serviço. Agora esse argumento que o prestador de serviço antigo tem que ficar porque já está a X anos e estamos acostumados com ele não pode ser levado em conta. A prefeitura tem que prestar o serviço seja com quem for. Quer escolher quem vai prestar o serviço, aí tem que dispor de recursos particular para ter essa escolha. A prefeitura não pode cometer um crime desrespeitando uma licitação porque a comunidade gosta desse ou daquele prestador de serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *