Energisa dá dicas para economizar energia na estação mais quente do ano, o Verão

Energisa dá dicas para usar a energia de forma eficiente na estação mais quente do ano e evitar o susto no orçamento ao final do mês. Ainda nas primeiras semanas, o verão 2022 já confirma a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET): dias marcados por temperaturas acima da média e volume expressivo de chuvas na maior parte do país. Além de alterar a rotina de muita gente, os dias mais longos e o calor intenso, bem característicos dessa estação, também influenciam no consumo de energia elétrica.

Aparelhos de ar-condicionado e ventiladores ligados por mais tempo, geladeiras e refrigeradores trabalhando na potência máxima, e até máquinas de lavar acionadas mais vezes para dar conta da demanda de roupas sujas. Tudo isso faz com que o consumo de energia aumente em quase todas as residências, comparando com outras épocas do ano. Além disso, vale lembrar que segue vigente a bandeira tarifária escassez hídrica, que representa R$ 14,20 a mais na conta de energia a cada 100 kWh gastos.

Veja as dicas da Energisa para administrar bem o consumo de energia: Ar-condicionado: 23ºC é uma temperatura agradável para qualquer ambiente. Mantenha sempre as janelas e portas fechadas enquanto o equipamento estiver ligado e lembre-se que os filtros devem ser limpos com frequência, já que a sujeira dificulta a passagem do ar e reduz a eficiência do equipamento.

ACOMPANHE AS DICAS QUE AJUDAM A ECONOMIZAR… Clique em “Leia Mais”.

Ventiladores: esses aparelhos não resfriam o ambiente, então não devem ser deixados funcionando em ambientes vazios, pois desperdiçam energia.

Geladeiras e freezers: preferencialmente, esses eletrodomésticos devem ficar o mais longe possível do fogão, fornos e outras fontes de calor. A borracha de vedação da porta precisa estar em boas condições para não deixar o ar frio não escapar. Não forre as prateleiras com plásticos ou panos, porque isso atrapalha a circulação interna do ar. Não guarde alimentos e líquidos quentes. Regule o termostato para o funcionamento correto da geladeira e, por fim, evite abri-la toda hora sem necessidade.

Iluminação: no verão os dias são mais longos, então aproveite ao máximo a luz natural. E quando precisar das luzes, acenda apenas nos cômodos em que houver necessidade e apague as lâmpadas dos ambientes vazios. Também invista nas lâmpadas de tecnologia LED, que são as mais econômicas.

Aparelhos em stand-by: em geral, luzes indicativas acesas significam desperdício de energia. Então, desligue os aparelhos direto nos botões ou nas tomadas, e não apenas pelo controle remoto.

Ferro de passar roupa: neste calor, economize tempo e energia. Passe apenas as peças essenciais. Roupas de cama, de academia e de ficar em casa dispensam o uso do ferro. Para não amassar, basta ter o cuidado de estendê-las corretamente no varal e dobrá-las ou colocá-las em cabides assim que secarem.

Chuveiro: “dê férias” para um dos maiores vilões do consumo de energia. Na hora do banho, use a posição “verão” ou aproveite o calor intenso para se refrescar com a temperatura do chuveiro no modo “desligado”.

 Confira mais dicas de economia no site www.descomplicador.com.br e veja também outros episódios da websérie O Descomplicador, com informações sobre composição da conta de energia, pagamento da fatura pelo PIX e muito mais.

Essa demanda maior de energia no verão é comum também em outros equipamentos domésticos de refrigeração como geladeiras, bebedouros de água, e até ventiladores. Por isso, a Energisa ressalta a importância de adotar hábitos de consumo consciente o ano todo para evitar o desperdício de energia e o susto no orçamento ao final de cada mês.

Serviço: WhatsApp Gisa: (32) 9 8426-1352; Aplicativo Energisa On; www.energisa.com.br

Ver Mais Notícias


One Comment

  1. Engraçado que mesmo depois dessas chuvaradas todas, enchentes, barragens ruindo, água que não acaba mais, a famigerada bandeira vermelha extra chamada de “Escassez Hídrica” não diminui um centavo. Aí vem com esse papo de dicas para economizar energia. Ah tá, me engana que eu gosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *