“PELA MELHORIA DA ESTRADA MURIAÉ-BARÃO”

MANIFESTAÇÃO ACONTECEU NESTA TARDE DE SÁBADO COM CARREATA DE MURIAÉ ATÉ O MUNICÍPIO DE BARÃO DO MONTE ALTO. Foi realizada na tarde deste sábado, por volta das 14 horas, a manifestação pacífica “Pela Melhoria da Estrada Muriaé-Barão do Monte Alto”, uma iniciativa de moradores do bairro Santo Antônio, usuários da importante estrada que liga três municípios e ainda de moradores de comunidades rurais ao longo da via. A estrada Muriaé-Barão tem cerca de 15 Km de extensão e pertence aos municípios de Muriaé, Patrocínio do Muriaé e Barão do Monte Alto, uma média de 5 Km para cada.

A concentração aconteceu no bairro Santo Antônio onde muitos automóveis, caminhões, caminhonetes e motocicletas aguardavam o início da manifestação que teve como objetivo percorrer toda a estrada entre Muriaé e Cachoeira Alegre, em Barão. Também neste ponto estavam sendo recolhidas assinaturas em um abaixo-assinado, que pede a pavimentação total da estrada, seja de asfalto, calçamento ou concreto. Uma viatura da Polícia Militar de Muriaé acompanhou a manifestação.

Nossa reportagem conversou com um dos participantes, Idelvan Rodrigues da Silva, o qual relatou que a expectativa com relação a execução de melhorias na estrada era boa devido a grande participação popular. “Quem depende da estrada vem enfrentando grandes dificuldades ao longo desses anos e por isso a iniciativa de mobilizar para cobrar dos prefeitos, deputados e vereadores, estamos reivindicando melhorias para que possamos trabalhar com condições, dignidade, e que possamos cumprir com nossos compromissos. Agradecemos a presença de todos e também aos prefeitos pela movimentação nos últimos 15 dias, os três estão tomando suas decisões com relação a estrada, e acreditamos que vão cumprir com seus compromissos”, disse.

Nossa reportagem, ao passar esta semana registrando o serviço de patrolamento na Muriaé-Barão, recebeu informações que como está o planejamento das três prefeituras com relação a pavimentação. Barão: já com recurso e não demoraria dar o ponta pé inicial; Muriaé da mesma forma, ja estaria em fase de licitação e Patrocínio do Muriaé, tem projeto de abrir uma fabriqueta na Casa de Tábua para produzir o material necessário para pavimentação de seu trecho.

VEJA MAIS FOTOS… Clique em “Leia Mais”

Ver Mais Notícias


16 Comments

  1. TODO MUNICÍPIO, INDEPENDENTE DO SEU TAMANHO, DEVE PLANEJAR SEU DESENVOLVIMENTO, ELABORANDO UM PLANO DIRETOR.
    O que é o Plano Diretor?
    O PLANO DIRETOR é uma exigência da Constituição Federal, reafirmada pelo Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001). É uma LEI MUNICIPAL aprovada pela Câmara de Vereadores e o principal instrumento da política urbana, que deve orientar as políticas e programas para o desenvolvimento e o funcionamento da Cidade.
    LEIA MAIS
    https://drive.google.com/file/d/1McgK3LHu5an85E2lWzZtS3QwZ9FCdUAv/view?usp=sharing

    1. ESTATUTO DA CIDADE
      Art. 40. O plano diretor, aprovado por lei municipal, é o instrumento BÁSICO da política de desenvolvimento e expansão urbana.
      Art. 40.
      § 2o O plano diretor deverá englobar o território do Município como um todo.
      LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
      Art. 48.
      § 1o A transparência será assegurada também mediante:
      I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos.

    2. ESTATUTO DA CIDADE
      Art. 2o A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:
      II – gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano.
      LEIA MAIS
      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm

  2. Parabéns

    Um ato bem organizado…
    Agradeço a polícia que esteve presente
    A todos os participantes…

    Podem marcar aí….

    Esse ato vai servir de inspiração ao povo que ainda não sabe do poder que tem…

    Agora é dar sequência e deixar os documentos com os poderes públicos que nos honra executando os melhoramentos requisitados pelo manifesto popular pacífico…

    Deus nos abençoou

  3. O pessoal tá de parabéns, este local é uma vergonha até hoje não estar pavimentado. O pior é sobre a prefeitura de patrocínio, instalar uma “fabriqueta” já se sabe que não vai sair algo de qualidade, para só depois produzir e fazer a pavimentação. Ou seja, conversa para boi dormir, não arrumam nem os buracos das ruas principais da cidade, não limpa as ruas direito e vai montar fabriqueta? Me parece que falta e vontade de servir a população mesmo, tem concreteiras, usinas de asfalto e tem empresas de bloquetes próximas para resolver de maneira ágil. Não é hora de inventar, é fazer o simples e resolver.

  4. Estamos morando na gameleira já fazem 10 anos,é normal encontrarmos carros travessados não estrada os motoqueiros que trabalham na cidade estes então,sacolas plásticas enroladas nos pés.Essa carreata seria muito maior se o combustível não estivesse tão caro,e a poeira não incomodasse os alérgicos.Essa estrada é uma VERGONHA!

  5. LEI MUNICIPAL N. 370/64
    Art. 1° – Fica criado o Serviço Municipal de Estradas de Rodagem (S.M.E.R).
    Art. 2º – Ao Serviço Municipal de Estradas de Rodagem competi:
    a) Subordinar as suas atividades no plano Municipal elaborado e periodicamente revisto, em harmonia com os planos Rodoviários Nacional e Estadual;
    b) Por execução sistemática: a este plano, efetuando-os fiscalizando os serviços, projetos, locação, construção, melhoramentos, obras de arte e pavimentação das rodovias municipais;
    LEIA MAIS
    https://sapl.muriae.mg.leg.br/media/sapl/public/normajuridica/1964/4436/4436_texto_integral.pdf

  6. Verdadeiro circo isso sim ! Povo de MURIAE n tem vergonha mesmo né ! Pra que elegeram o homem ? … esse filme já passou ja no passado mas não querem assistir de novo !!

    1. Grego tava pavimentando , mas paralisado há gestão atual, Zé Braz este administração por puro capricho contra gestão passada, ele tá achando que governo federal vai soltar grana como fez nós dois mandato passado quando tinha PAC

  7. Deveriam constituir uma Associação dos Amigos da estrada Muriaé-Barão, formalmente, encaminhar às promotorias públicas de Muriaé, Eugenópolis (Patrocinio pertence à esta comarca) e Palma (Barão pertence a esta comarca) e entrar com ações nas respectivas comarcas pedindo URGÊNCIA calçamento dessa importante via de acesso a esses municipios e distritos.

  8. A que ponto chegamos ter que fazer uma manifestação pra os políticos cumprir com suas obrigações política é assim podre eles gosta que comemos o pão que o diabo amassa mas eles não usa as estradas pra que arrumar e o pagamento deles está em dia

  9. A estrada de macuco precisa de terminar o cimento nas ruas pois quando chove os carros ficam agarrados nos morros e ninguém passa . Tem alguns trechos que precisa colocar o concreto e não terminaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *