VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA A COVID COMEÇOU NESTA TERÇA EM MURIAÉ

A vacinação infantil contra Covid-19 começou nesta terça-feira, dia 18 de janeiro, em Muriaé. Eduardo Boalento Cole Afonso, no Joanópolis, e Pietro Rouxinol Miranda, na UBS Barra II, foram as primeiras crianças do município a receberem a primeira dose de imunização contra o vírus Sars-Cov-2.

Nesta tarde, a vacinação continua acontecendo, porém nos postos de saúde do Safira e do bairro Padre Tiago. As UBSs dos distritos de Belisário, Boa Família, Bom Jesus, Itamuri e Vermelho também farão aplicações do imunizante pediátrico.

Muriaé foi o primeiro município da Regional de Saúde de Ubá a iniciar a vacinação de crianças contra covid. Neste primeiro dia, as doses estão sendo destinadas apenas para crianças de 5 a 11 anos de idade que tenham algum tipo de deficiência e/ou comorbidades. Vale ressaltar que é necessário apresentar atestado ou laudo médico que comprove a situação de saúde. A escala de vacinação terá a primeira evolução já na quarta, dia 19 de janeiro, com a liberação do calendário para crianças de 11 anos completos sem deficiência ou comorbidades.

‘Xepa’ – A partir das 15h30 desta terça, será feita a chamada “xepa” da vacinação infantil, com o objetivo de evitar a perda de doses. O motivo é que os frascos do imunizante contêm, cada um, 10 doses, e não podem permanecer abertos de um dia para o outro.

“A xepa acontecerá caso haja doses sobrando nos locais de vacinação. E aí qualquer criança de 5 a 11 anos poderá ser vacinada, independente de ter comorbidade. Porém é necessário que elas estejam acompanhadas pelos pais”, informa o secretário municipal de Saúde e vice-prefeito de Muriaé, Marcos Guarino.

A aplicação da vacina infantil acontece nos seguintes locais: Manhã (das 8h às 11h) – UBS Barra II e Joanópolis Tarde (das 13h às 16h) – UBS Safira, Padre Tiago e distritos; Xepa (a partir de 15h30, caso haja doses disponíveis) – UBS Safira e Padre Tiago.

Ver Mais Notícias


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *