MUDANÇAS NO NOVO GOVERNO

NESTA QUARTA-FEIRA OS NOVOS NOMES SERÃO ANUNCIADOS EM ENTREVISTA COLETIVA. O município de Muriaé está sob administração desde a morte do prefeito José Braz. O novo prefeito, Marcos Guarino de Oliveira já fez algumas mudanças nesses primeiros 15 dias de governo. Veja com mais detalhes as primeiras mudanças com relação ao secretariado municipal (lista dos novos nomes).

PROCURADOR GERAL DO MUNICÍPIO Eduardo Marge – está pela segunda vez à frente da Procuradoria Geral do Município de Muriaé. Anteriormente, já havia desempenhado a função entre 2013 e 2016. Também possui experiência como assessor jurídico em outras prefeituras, além de já ter sido responsável pela gestão jurídica do Demsur.

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE GOVERNO Vanderléia Aparecida de Castro Souza – é professora por formação e tem experiência de 35 anos na área de educação, 19 deles atuando em direção escolar e também na Secretaria Municipal de Educação, como coordenadora das escolas do campo. Até o momento, vinha exercendo a função de diretora adjunta da Fundarte.

SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO/OBRAS Mauro Francisco de Aquino – embora bacharel em Direito, trabalha na Secretaria Municipal de Urbanismo desde 2019, sempre à frente da gestão de documentos da pasta. É pós-graduado em Direito Administrativo e está iniciando a especialização em Planejamento Urbano e Gestão Ambiental de Cidades. Será o titular da pasta de Urbanismo e responderá também, de forma interina, pela Secretaria de Obras Públicas.

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO Silvio José Salvato – Graduado em administração de empresas e pós-graduado em gestão pública, retorna ao Poder Executivo do município para sua segunda experiência como secretário municipal de Planejamento. Também já esteve à frente da pasta da Fazenda e, desde janeiro, atuava como Diretor Legislativo da Câmara Municipal.

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Vanessa Magalhães Azeredo – é graduada em Serviço Social, pós-graduada em Gestão da Política de Assistência Social e há mais de 10 anos acumula experiências como técnica em políticas públicas. Em 2021, foi nomeada coordenadora da Saúde Mental de Muriaé, função que desempenhava até agora.

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRANSPORTES E TRÂNSITO Mário Lúcio Brambila – com vasta experiência na área, assume pela terceira vez a direção do Demuttran, órgão responsável pela gestão de todas as normativas de trânsito no município.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Luiza Agostini de Andrade – é fisioterapeuta, pós-graduada em Medicina Chinesa e Gestão de Saúde Pública, além de mestranda em Ciências da Saúde / Saúde Pública. É servidora pública municipal efetiva, com passagens pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (atuando como fisioterapeuta e coordenadora) e Atenção Primária à Saúde (coordenadora) e Saúde Mental (referência técnica).

Antes de ser nomeada secretária municipal de Saúde, auxiliava o prefeito Marcos Guarino como adjunta da pasta. Também tem experiência em gestão de saúde em outros municípios, desempenhou funções de coordenação em Miradouro e foi secretária da Saúde em Patrocínio do Muriaé. Também foi preceptora do curso de Medicina do Unifaminas, na disciplina de Atenção à Saúde. É encantada pelo SUS.

ADJUNTO DA SAÚDE Vítor Dias Vasconcelos de Almeida – graduado em Direito, servidor público municipal efetivo há 15 anos, período pelo qual desempenhou diversas funções de coordenação na Secretaria Municipal de Saúde: Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde, Câmara Técnica da Saúde, PNAISP, Rede de Atenção Especializada e Assuntos Técnicos e Jurídicos. Também esteve cedido ao TJMG por 4 anos, onde atuou nas secretarias da Vara Criminal e da Vara de Execuções Penais, Infância e Juventude.

Ver Mais Notícias


9 Comments

  1. Mario Brambila de novo?? Com todo respeito a pessoa dele, mas preparo, ele não tem, já passou por diversas vezes nessa pasta e nada mudou. Essa prefeitura é uma mãe, com muitas tetas de leite farto e eterno mesmo.

    1. Concordo com você, Thiago. Com todo respeito a pessoa dele. E nao é a terceira, é segunda. Nessa pasta a diretoria deve ser uma pessoa que entenda de trânsito e não cargo político. Em time que se está ganhando não se mexe. É cada tiro no pé que esse prefeito está dando. Vontade de ser eleito, novamente, não tem ne? Secretaria de Desenvolvimento Social não deveria ter mexido também, Eveline estava fazendo um excelente serviço. O prefeito deve pensar na população e não em interesses próprios. Prefeitura não é lugar para fazer favor para ninguém, é lugar de se tratar interesses da população. Que vergonha isso!

      1. tem que trocar o secretariado sim.tem que ter inovar,são cabeças que pensão diferente.trocar em outroa setores tambem não só na prefeitura.DEMSUR FUNDARTE<DEMUTAN<etc…

  2. Não me lembro em qual pleito foi mas, salvo engano, teve um diretor do Demutran que contratou um especialista para resolver os problemas de trânsito. Parece que esta prática vai voltar a ocorrer também em outras secretarias, troca um secretário por outro e este coloca um especialista para dar conta. É aguardar pra ver.

  3. LEI ORGÂNICA DE MURIAÉ (MG)
    Art. 99 – O Secretário Municipal será escolhido dentre brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 21 anos de idade e no exercício de seus Direitos Políticos, de comprovada idoneidade moral e administrativa, observada a qualificação para o exercício
    do cargo.
    § 1º – Compete ao Secretário Municipal, além de outras atribuições conferidas em lei:
    I – exercer a orientação, coordenação e supervisão dos órgãos de sua secretaria e de entidades da administração indireta a ela vinculados;
    II – referendar atos e decretos do Prefeito;
    III – expedir instruções para execução das leis, decretos e regulamentos;
    IV – apresentar ao Prefeito relatório anual de sua gestão;
    V – praticar os atos pertinentes às atribuições que lhes forem outorgadas ou delegadas pelo Prefeito;
    VI – comparecer à Câmara, quando convocado para prestar esclarecimentos, pessoalmente, sob pena de infração político-administrativa, devendo ser concedido o prazo mínimo de 15 (quinze) dias entre a intimação da convocação e a data fixada para o comparecimento. (NR)
    § 2º – Para o exercício do Cargo em Comissão de Secretário Municipal de Educação será exigido, ainda, que o indicado possua habilitação de nível superior.
    LEIA MAIS
    https://sapl.muriae.mg.leg.br/media/sapl/public/normajuridica/1990/2/lei_organica_atualizada_emenda_43.pdf

  4. CONSTITUIÇÃO FEDERAL
    Art. 182. A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.
    § 1º O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o INSTRUMENTO BÁSICO da política de desenvolvimento e de expansão urbana.
    ESTATUTO DA CIDADE
    Art. 2o A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:
    II – gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano;
    Art. 40.
    § 1o O plano diretor é parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar as diretrizes e as prioridades nele contidas.
    § 4o No processo de elaboração do plano diretor e na fiscalização de sua implementação, os Poderes Legislativo e Executivo municipais garantirão:
    I – a promoção de audiências públicas e debates com a participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade;
    II – a publicidade quanto aos documentos e informações produzidos;
    III – o acesso de qualquer interessado aos documentos e informações produzidos.
    LEIA MAIS
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm

  5. Fernandes Rodrigues essas trocas pelo que eu vi alguns secretariado era parente do ex prefeito agora ficou muito secretário sangue suga para trás espero que ele faça um bom governo mais pelo que vejo aqui em muriae um secretário não entra um estranho com diploma e experiência e sim um que tem q i e sobre nome

  6. Poxa vida emmmmm Secretaria de urbanismo no comando de um bacharel em direito!?????? Com tantos arquitetos exemplares que temos em muriaé, lamentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *